quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Marte: Os Mistérios do Planeta Vermelho


Marte é o quarto planeta a contar do Sol e é o último dos quatro planetas telúricos no sistema solar, situando-se entre a Terra e o cinturão de asteroides, a 1,5 UA do Sol (ou seja, a uma vez e meia a distância da Terra ao Sol). De noite, aparece como uma estrela vermelha, razão por que os antigos romanos lhe deram o nome de Marte, o deus da guerra. Os chineses, coreanos e japoneses chamam-lhe "Estrela de Fogo". Marte é um planeta com algumas afinidades com a Terra: tem um dia com uma duração muito próxima do dia terrestre e o mesmo número de estações.

Marte é conhecido desde a antiguidade, e destaca-se no céu pelo seu aspecto avermelhado; devido a isso é conhecido como o "O Planeta Vermelho". Os babilônios já faziam observações cuidadosas do que eles chamavam de Nergal (A Estrela da Morte).

Mas por que este planeta exerce tanto fascínio nas pessoas, desde tempos antigos? Será que existe algo mais além de pedras e poeira por lá?


 
- História antiga:


Marte é conhecido desde os tempos pré-históricos. É ainda o favorito dos escritores de ficção científica como o mais favorável lugar no Sistema Solar (além da Terra!) para a moradia humana.
Essa ideia de uma civilização marciana passou para a imaginação popular. Alguns exemplos são: A Guerra dos Mundos, escrita por H.G. Wells  em 1898, onde a Terra seria invadida por marcianos que usavam armas poderosas. Em 1938, Orson Welles fez uma adaptação do conto para a rádio o que causou o pânico generalizado e que levou a que algumas pessoas fugissem e outras afirmarem que sentiam o cheiro do gás venenoso lançado pelos marcianos ou que viam luzes ao longe, da luta dos marcianos para se apoderarem da Terra. Em Marte Ataca! ,filme dirigido por Tim Burton, os Marcianos invadem a Terra planejando transformar nosso planeta em seu parque de diversões. 

No universo dos desenhos animados, o desenho Looney Tunes possui o personagem Marvin, o Marciano, que sempre quer destruir a Terra por esta obstruir sua visão de Vênus.



- Os Robôs:

A primeira espaçonave a visitar Marte foi a Mariner 4 em 1965. Algumas outras a seguiram incluindo a Mars 2, a primeira espaçonave a pousar em Marte e duas sondas Viking em 1976 (esquerda). Encerrando 20 anos de uma longa espera, a Mars Pathfinder pousou com sucesso em Marte em 4 de Julho de 1997 (direita). Em 2004 a Expedição dos Exploradores de Marte "Spirit" e "Opportunity" pousaram em Marte transmitindo para a Terra dados geológicos e muitas imagens; eles ainda estão operando depois de três anos em Marte. Em 2008, a Phoenix pousou nas planícies do norte em busca de água. Três orbitadores (Mars Reconnaissance Orbiter, Mars Odyssey, e Mars Express) estão também atualmente em operação.


Todas estas missões foram feitas por máquinas e não pelo homem. Várias pessoas já avançaram em defesa das missões tripuladas a Marte como o próximo passo lógico. Por causa da distância entre Marte e a Terra, a missão traria mais riscos e seria mais cara que as viagens à Lua, apesar de muitos acreditarem serem bem mais proveitosas que o envio de robôs. Seriam necessários mantimentos e combustível para uma viagem de ida e volta de 2 a 3 anos. Uma proposta chamada «Mars Direct» é tida como o plano mais prático e menos dispendioso para uma missão a Marte com seres humanos.

A Agência Espacial Europeia tem como objetivo o envio de uma missão humana a Marte no ano 2030, como parte do seu Programa Aurora. Já os norte-americanos pretendem voltar à Lua em 2015, abrindo caminho para missões a Marte no futuro.
Nos últimos séculos, alguns cientistas acreditavam e acreditam que Marte é um forte candidato para a terraformação e colonização humana. Isso reduziria os custos da viagem e dificuldades técnicas da exploração humana no planeta. Para terraformar Marte ter-se-ia que construir a atmosfera e aquecê-la. Uma atmosfera mais grossa de dióxido de carbono e outros gases de efeito-estufa iria aprisionar a radiação solar e ambos os processos construir-se-iam um ao outro. As fábricas que na Terra produzem gases nocivos ao planeta, em Marte teriam um efeito de terraformação, caso fossem construídas grandes fábricas. Além disso seriam necessárias plantas e outros organismos geneticamente alterados de forma a diversificar os gases da atmosfera.


- Vida em Marte?


Existem evidências que o planeta terá sido significativamente mais habitável no passado que nos dias de hoje, mas a existência de que tenha albergado vida permanece em debate. O meteorito ALH84001 que é um meteorito de origem marciana, crê-se que terá sido projetado quando Marte foi atingido por um meteorito, microrganismos marcianos ter-se-ão agarrado e vagueou durante 5 milhões de anos pelo cosmos até cair na Antártida (Terra) onde foi descoberto. Em 1996, pesquisadores estudaram o meteorito e reportaram características que atribuíram à micro-fósseis deixados pela vida em Marte. O meteorito é tido como a prova para alguns cientistas que Marte tinha atividade biológica no passado.

As sondas Viking continham dispositivos capazes de detectar microrganismos no solo marciano, e tiveram alguns resultados positivos, mais tarde negados por vários cientistas, resultando numa controvérsia que permanece. Contudo, a atividade biológica no presente é uma das explicações que têm sido sugeridas para a presença de vestígios de metano na atmosfera marciana. Mesmo que as sondas não tenham encontrado provas conclusivas, cientistas cogitam que a vida pode estar escondida na superfície ou no subsolo do planeta.


- Segredos de Marte:

Marte envolve muitos mistérios. Repare como várias missões da NASA falharam a Marte e como recentemente (por volta de 2004) a NASA agendou várias missões
ao planeta. George W. Bush falava de planos para construir bases em Marte em 2020!
A ESA (Agência Espacial Europeia) anuncia a descoberta de água em Marte. Mais tarde a NASA também. Em seguida, os cientistas desmentem e dizem que não há água em Marte. Meses depois, novas declarações dizem que há água em Marte.
Temos ainda a polêmica zona de Cydonia, onde as sondas Viking fotografaram edificações no planeta (inclusive o "rosto" marciano). 

22 anos mais tarde, a NASA apresenta novas imagens deste rosto. Estranhamente, as imagens mostram o antigo rosto meio destruído, como que por alguma explosão. E porque eles demoraram 22 anos para divulgar essas novas imagens?!

Enfim, confiram aqui alguns dos mistérios do planeta vermelho, tal como estranhas fotografias coletadas em missões:


- Cydonia:
A Sonda Viking em 1976 enviou imagens de Marte, uma delas ficou famosa (foto: 35A72) “A FACE” de Marte, na zona de Cydonia.


Em Marte foi o nome dado a uma área onde fotos da missão Viking revelaram a existência de estranhos afloramentos rochosos com o feitio de pirâmides e de uma face semelhante á Esfinge egípcia, a cara de Marte tem: 1,6 km de comprimento, 600 metros de largura e 450 metros de altura. 

Segundo consta, a NASA anos mais tarde (em 1998) apresenta novas fotos da Mars Global Surveyor com o suposto rosto, totalmente diferente. Por que tantos anos depois? Porque a aparência destruída do local? A imagem continua bastante intrigante. Segundo a NASA, o rosto na verdade era uma zona montanhosa e que as sombras provocam essa ilusão de óptica.
No entanto alguns estudiosos analisaram “a face” sob vários ângulos e sombras, para contradizer essa declaração e de fato mesmo sob diferentes ângulos a face continua sendo uma face!
Próximo “a face” foram encontradas pirâmides, em Cydonia. Curiosamente, a disposição dessas estruturas assemelha-se muito com as mesmas estruturas encontradas no Egito. Richard Hoagland e a sua equipe, Mars Mission, estudaram essas imagens e concluíram: “As medidas envolvidas nas construções tornam impossível classificá-las de coincidência ou obras do acaso, dado que as estruturas estão perfeitamente alinhadas entre si”. 


- Projeto alternativa 3:
Será pura ficção científica!? Será mesmo? Então porque é que George W Bush anunciou publicamente que quer colocar bases na Lua e em Marte, até pelo menos ao ano 2020 ?? Ele nem sabia se seria reeleito e já fazia planos para 2020? 



- Estranhas Fotografias:


Supostos crânios humanoides fotografados na superfície de Marte pela sonda-robô.



Mais duas formas semelhantes a crânios, em Marte. Mas, crânios de quem?



Outra face fotografada em Marte, pela sonda orbitadora. Semelhança com a forma humanoide impressiona.



 A sonda Spirit da NASA captou essas imagens em 2004, mas só foram divulgadas no final de 2007.Seria um extraterrestre? Ou seria isto uma estátua deixada por alguma civilização antiga que um dia habitou o planeta?



- A Sonda Soviética:

Em 12 de julho de 1988, a União Soviética lançou uma espaçonave espacial não tripulada, a Phobos 2,que pode ter dado à humanidade seu primeiro incidente intergaláctico. Phobos 1 e 2 são dois satélites que foram lançados em julho de 1988 para chegarem até o planeta Marte.A Phobos 1,pelo que se sabe, perdeu-se dois meses depois do lançamento devido a um erro nos comandos por rádio. 

A Phobos 2 chegou a Marte em 1989. O objetivo final de sua viagem era a transferência para a órbita que o faria voar quase lado a lado com a pequena lua de Marte, satélite batizado de Phobos (daí o nome da espaçonave) para explora-lo com equipamentos altamente sofisticados.
Porém, em 28 de março de 1989, o centro de controle da missão informou que a sonda Phobos 2 deixou de se comunicar com a Terra.

Os funcionários do Instituto Soviético de Pesquisas Espaciais de Moscou haviam dito que o problema ocorrera depois de "uma sessão de fotos e recolhimento de dados". Um controlador do centro de controle de Kaliningrado disse que os poucos sinais recebidos depois da conclusão da sessão de envio de imagens lhe deram a impressão de que precisava "captar um sinal em rotação".A Phobos 2,em outras palavras, agia como se estivesse rodopiando.  

foto 1
Em 31 de maio, as reportagens da imprensa europeia falaram de um "objeto não identificado", visto nas ultimas fotos enviadas pela espaçonave, que mostraram uma forma "inexplicável" ou "sombra elíptica" em Marte. Os cientistas qualificaram de "inexplicável" a última foto tirada pela espaçonave, onde uma elipse fina pode ser vista com clareza.
O fenômeno, afirmou-se, não podia ser uma ilusão de ótica porque foi captado com a mesma clareza tanto pelas câmaras em cores como pelas que transmitem imagens em infravermelho.


foto 2
 Um dos membros da Comissão Espacial Permanente, que trabalhou dia e noite para tentar restabelecer contato com a sonda espacial perdida, declarou na televisão soviética que na opinião de todos os cientistas da comissão o objeto "parecia uma sombra na superfície de Marte". De acordo com os cálculos feitos por pesquisadores da União Soviética, a "sombra" que aparece na última foto enviada pela Phobos 2 tem cerca de 20 quilômetros de comprimento!

Dr. John Becklake, do Museu de Ciências da Inglaterra comenta sobre as imagens: "É algo que está entre a espaçonave e Marte, porque podemos ver a superfície marciana sob ela. Enquanto a foto estava sendo recebida, tendo-se já metade dela, eles (os soviéticos) viram algo que não devera estar tá".
Em seguida, o Dr. disse: "Os soviéticos ainda não liberaram essa ultima foto e não vamos especular sobre o que ela mostra". No entanto, como a última imagem (ou imagens), não foi liberada ao público, só resta especular, conjeturar e acreditar em boatos segundo os quais a última imagem nos mostra.


- O Monolito

Astrônomos amadores descobriram um objeto intrigante na superfície de Marte: uma misteriosa estrutura vertical perfeitamente retangular, muito parecida com os monólitos que foram colocados na Terra e na lua por alienígenas no clássico filme de ficção científica “2001: Uma Odisseia no Espaço”.
O estranho objeto foi detectado pela primeira vez há vários anos por uma câmera da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA. Mas apenas recentemente ele virou centro de atenções na internet.

O objeto [em Marte] relembra o tema central do famoso livro e filme.  Uma estrutura em forma de monólito plantada na superfície da Lua por uma civilização alienígena há milhões de anos. Seu propósito foi claramente o de atuar como um farol para uma raça alienígena que monitorava os humanos por sinais de sua eventual evolução como viajantes espaciais.
Um obelisco similar foi fotografado em Fobos (porém não tão dramático). O monólito de Marte claramente contrasta com a topografia que o cerca, elevando-se da superfície e sendo perfeitamente simétrico.  Tal formato é raro até mesmo na Terra, onde as forças geológicas titânicas têm produzido estruturas bizarras, como se fossem feitas pelo homem.  Mas nenhuma parece ter uma proporção perfeitamente retangular.

Poderia tal objeto ser a fonte dos avistamentos de ÓVNIS através da história?  Teriam civilizações antigas plantado o monólito de Marte como um meio de sinalizar a nós humanos que outras formas de vida existem no universo?
  

- Jipe-robô Curiosity:

Recentemente observamos o pouso do Jipe-robô Curiosity, no dia 6 de Agosto de 2012. Considerado o maior artefato humano e o primeiro laboratório completo sobre rodas a ser enviado para outro planeta, terá uma vida útil planejada para dois anos, durante a qual vai investigar a possibilidade de Marte já ter tido condições de abrigar vida.
As informações recolhidas pelo Curiosity serão enviadas apenas uma vez por dia. Após essa transmissão, o explorador automaticamente passa a processar e interpretar novas informações. As observações registradas são armazenadas no computador de controle do robô e, posteriormente, no satélite que mantém sua comunicação com a Terra.
Porém, com as novas imagens enviadas à Terra, muitos pesquisadores começaram a encontrar objetos considerados anômalos:


-- Dedo Fossilizado?
O mais recente desses é o ‘dedo’ mostrado  na foto ao lado, capturado pela câmera localizada no mastro do jipe-sonda.  Ao lado da roda do veículo está algo que se parece com um dedo e sua unha.  As rodas do Curiosity têm aproximadamente 76 centímetros de largura e um dedo humano 9 centímetros de comprimento, em média.  O alegado dedo parece ter de 12 a 15 centímetros de comprimento.

A questão colocada pelo site de origem é: Seria este objeto parte de uma velha estátua, ou um dedo fossilizado?

Mas é óbvio, não se pode descartar aquilo que a NASA irá alegar: mais um caso de pareidolia (uma manifestação psicológica que envolve a leitura de um estímulo vago ou aleatório que é percebido pelo sistema nervoso como uma composição “relevante” — normalmente uma imagem ou um som, ou uma combinação de ambos).

A foto do que seria um dedo fossilizado, encontrado na Terra 


- ÓVNIS?

 Recentemente divulgou-se em algumas fotos, pontos descobertos em algumas fotos.  A semelhança com ÓVNIS foi rapidamente apontada. É praticamente certo que a explicação oficial da NASA, se for dada, será de que os pontos são defeitos na foto.  Mesmo assim, os apresentamos aqui para sua apreciação.


Abaixo, um vídeo publicado na Internet, onde foi aplicado um ‘filtro’ na foto para melhor visualização da anomalia.





Enfim, são dezenas de fotografias, filmagens e suposições que corroboram para com a teoria de que Marte é visitado regularmente por seres extraterrestres, ou então que já foi visitada (ou até mesmo habitada). Torcemos para que as sondas enviadas ao árido planeta nos revelem segredos e respondam perguntas pontuadas tantas vezes. Quem sabe um dia, pisaremos pela primeira vez, no solo desse planeta fascinante planeta e possamos contemplar com nossos próprios olhos tais segredos e mistérios? Entretanto, acredito que mesmo neste dia, o Planeta Vermelho não deixará de fascinar, nós terráqueos, e continuará a nos inspirar admiração e curiosidade.





Henrique Guilherme
Escritor e estudioso. 
Curioso a cerca dos grandes mistérios das antigas civilizações

6 comentários:

  1. Façam um pequeno UPDATE:
    A imagem da garota na pedra (a que vc disse que realmente impressiona) parece estar do lado da cabeça de um cavalo ou ovelha. Olhos, focinho, dentes, ta tudo lâ.

    ResponderExcluir
  2. Ainda a tanto para descobrir sobre Marte.... E outras tantas coisas que as autoridades sabem mas não falam....

    ResponderExcluir
  3. curioso..mas novamente vai ficar tudo no campo da especulaçao pois nao pode ser provado,e ate ke um et se apresente em carne e osso,vai ser assim..seria interessante mesmo ke houvesse uma raça superior pra dar uma maozinha ao macaco humano praver se deixa de ser burro ese axar o maximo do universo,criaçao divina e incontestavel..ha...

    ResponderExcluir
  4. Agora a Nasa ker enviar uma expediçao a Marte com essa droga de tecnologia trambolho defasada humana,e utilizar as fezes dos astronautas como cobertura nas paredes contra a radiaçao,pois Marte nao oferece escudo,visto ter umcampo magnetico fraco,quase inexistente...reboco de merda..me belisquem,so pode ser brincadeira... Se eu fosse um et e tivesse senso de humor,teria morrido de riso...

    ResponderExcluir
  5. tudo frude ,tudo balela,sim existe vida em outros planetas mas tais planetas nao estão no nosso sistema solar

    ResponderExcluir
  6. será que existiu vida em Marte?

    ResponderExcluir

Os editores do blog Ab Origine têm profundo amor e respeito pelo livre pensamento e liberdade de expressão, porém respeitamos ainda mais o leitor que busca um ambiente de respeito às opiniões.

Por isso optamos por moderar os comentários, que serão excluídos nas seguintes condições:

• Piadinhas e infantilidades
• Palavrões e ofensas
• Desinformação

Todos os outros comentários serão publicados, independente da opinião do leitor.