quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Os Homens de Preto


O lançamento dos filmes Men in Black (1997), e das seqüência Men in Black 2 (2002) e Men in Black 3(2012), trouxeram a cultura pop a estranha, mas divertida figura dos Homens de Preto: agentes de um grupo supra-governamental, dedicado a "proteger a Terra da escória do Universo". Com seus "desneuralizadores" e seres intergalácticos pouco convencionais eles ganharam uma legião de fãs. Mas talvez poucos destes fãs saibam que os Homens de Preto realmente existem, pelo menos como parte de algumas teorias da conspiração bem mais antigas e certamente bem menos engraçadas.

O mito "Os Homens de Preto" sugere que seriam seres que surgiriam em qualquer lugar onde aparições importantes de UFOs tenham acontecido. Alguns dizem que eles são agentes do governo norte-americano, que fazem parte de um esquema secreto para "silenciar" os casos relevantes. Para isso, avisariam testemunhas, pesquisadores e ufólogos para que não divulgassem suas informações, fazendo diversos tipos de ameaças, apreendendo evidências materiais ou até mesmo oferecendo grandes quantias de dinheiro. 



- O início da lenda

Segundo alguns pesquisadores, a lenda dos Homens de Preto é uma das poucas lendas onde sua origem pode ser determinada exatamente. Seu início teria acontecido por volta de 1953, quando um homem que atendia pelo nome de Albert K. Bender estava dirigindo uma organização chamada "Agência Internacional de Discos Voadores" (International Flying Saucer Bureau - IFSB) e editando uma pequena publicação chamada Revista Espacial, dedicada a pesquisar e divulgar notícias de Discos Voadores. O IFSB na sua melhor fase alcançou não mais que algumas centenas de leitores, mas todos eles estavam profundamente convencidos de que esses objetos eram de fato artefatos extraterrestres.

Segundo alguns autores, a origem do mito começa exatamente com a última edição da Revista Espacial, datada de outubro 1953 e que trazia dois pequenos artigos com as seguintes informações: 

"Uma fonte que o IFSB considera digna de toda confiança nos informou que a solução da investigação sobre o mistério dos Discos Voadores esta se aproximando de sua fase final. Esta mesma fonte, de quem reafirmamos tivemos todas as referências, também sugeriu que este não era o método formal, nem o momento para a Revista Espacial publicar todos os dados deste mistério"

No segundo e mais chocante artigo eles deram a seguinte DECLARAÇÃO: 

"O mistério dos Discos Voadores não é mais nenhum grande mistério. Sua fonte já é conhecida, mas qualquer informação sobre isto está sendo retida através de ordem de uma fonte mais alta. Nós gostaríamos de publicar a história completa na Revista Espacial, mas por causa da natureza desta informação nós fomos aconselhados a não publicar para NÃO NOS ARREPENDERMOS".

A declaração terminou com um preocupante aviso: "Aconselhamos a todas as pessoas ocupadas na pesquisa deste fenômeno a serem muito cautelosas". Logo após Bender fechou a revista e dissolveu a organização (esta história foi posteriormente contada mais detalhadamente em seu livro Flying Saucers and the Three Men in Black, 1962).


 Na mesma época ele deu uma entrevista a um jornal local em que afirmava que tinha sido visitado por "TRÊS HOMENS VESTINDO TERNOS NEGROS" que tinham ORDENADO ENFATICAMENTE para ele deixar de publicar qualquer material sobre discos voadores. Alguns amigos e assinantes da revista pressionaram Bender para obter maiores explicações, mas ele sempre demonstrou muito medo e a todas as perguntas respondeu enigmaticamente ou com um absoluto "não tenho nada a dizer". E assim, para muitos, a partir destes acontecimentos nasceu a lenda dos Homens de Preto...


- Mais antigos do que aparentam


Uma tradição de entidades do tipo MIB, que são indivíduos misteriosos vestidos com roupas escuras e com intenções sinistras, remonta a antiguidade e pode ser seguido através da história em diferentes culturas, como por exemplo no Oriente Médio, onde desde os tempos bíblicos já existia a tradição de homens vestindo turbantes negros e tentando atrair as vítimas para o deserto com propósitos sinistros não especificados. Igualmente, na Europa central e Meridional, durante a idade média existia um medo genuíno entre os habitantes dessas regiões de seres vestidos de negro que vagavam na zona rural executando atos indiscriminados de vampirismo nos humanos.

Um mito antigo na China, no Tibet, e na Índia de uma raça superior de humanos que vivia em baixo da superfície da Terra e que ocasionalmente enviavam "agentes" vestidos em negro à superfície para manipular e negociar com humanos. Este interessante fato é conhecido como o mito do "Rei do mundo". Os nativos americanos também temiam o "Homem de Preto" que supostamente espreitava nas florestas com intenções maliciosas.

Como vemos, parece que o mito dos Homens de Negro pode ser bem anterior aos acontecimentos de outubro de 1953. Porém, Bender pode ser creditado como a pessoa que deu a estes seres um propósito específico. Isto é, o propósito de desencorajar e intimidar testemunhas de fenômenos relacionados com os UFOs.



- Como são aqueles que silenciam?

A concepção clássica de um homem de preto é um humano de idade indefinida, saudável, porte médio e totalmente vestido - obviamente - de preto. Sua aparência é descrita como exótica, forma mecânica de falar e andar, o que fez com que fossem comparados a robôs ou andróides. O tecido de seus ternos negros seria estranhamente brilhante e fino, diferente dos conhecidos. Combinando com suas roupas, os carros que os MIB dirigem são da mesma cor e em geral, grande e cara. Os veículos apresentariam símbolos desconhecidos nas laterais e, suas placas, irreconhecíveis. Em geral andam com os faróis apagados, mas o seu interior é iluminado por luzes "fantasmagóricas" verdes ou púrpuras.

A aparência misteriosa dos M.I.B. é complementada por relatos estranhos, como o de que teriam sido vistos cruzando um campo encharcado após fortes chuvas e chegando ao outro lado sem nenhum traço de lama em seus sapatos brilhantes. Ou então vestiriam apenas um fino casaco em dias de um frio congelante. Uma testemunha teria sido visitada por um M.I.B. que apresentava um fio verde implantado ao longo de sua perna (exposto quando a perna de sua calça subiu ao sentar-se). Um M.I.B. teria desintegrado uma moeda em sua mão, avisando à testemunha que o mesmo aconteceria com seu coração se ela contasse o que tinha visto.

Segundo testemunhas, sua aparência também era estranha, sendo de cor pálida, pele sem brilho e com olhos escuros com um tom anormal. Seu semblante não demonstrava emoções, tendo um comportamento frio e calculista.




O CASO HAROLD DAH:
O senhor Dalh vinha em sua embarcação com mais dois tripulantes e seu filho de 15 anos próximo a Tacoma, (paralelo ao Estado de Washington) quando avistou seis objetos a cerca de 600m de altura. Em determinado momento, um dos objetos se aproximou mais da água e despejou o que parecia ser uma espécie de material derretido, inclusive o mesmo chegou a atingir o braço de seu filho e supostamente matar um cachorro que também se encontrava na embarcação.

Quando os OVNI's desapareceram, Dahl conseguiu colher uma amostra do misterioso material jogado no mar, além de ter tirado quatro fotos dos objetos não identificados. Dahl entregou as fotos para seu superior, o senhor Fred L. Chrisman, juntas com os pedaços do material colhido no mar.


No dia seguinte do contato, um homem vestido de terno e chapéu pretos procurou Dahl em sua casa a fim de tratar de negócios. O tal homem de preto disse a Dahl onde estava hospedado e os dois marcaram um encontro. Ao chegarem no hotel, o homem o convidou para ir até um bar onde chegou a pedir um café. Dahl surpreendeu-se bastante quando, no meio da conversa o homem de preto começou a lhe relatar tudo o que havia acontecido na noite do avistamento.

No final da conversa o estranho homem o ameaçou dizendo que ele tinha presenciado algo por acaso e para o bem de Dahl e de sua família, seria melhor esquecer o ocorrido.
Para piorar a situação o avião que vinha trazendo as fotos e o material recolhido no mar se acidentou.


O CASO HERBERT HOPKINS:
O Dr. Hopkins era hipnólogo e estava trabalhando como consultor num caso ufológico, em 1976. Em um determinado dia o telefone chamou e o interlocutor se identificou como sendo o vice-presidente de um centro de pesquisas ufológicas de Nova Jersey.
O tal homem desejava abordar a respeito de um caso que estava pesquisando.
O Dr. Hopkins concordou em recebê-lo em casa e conversar com ele, mas para sua surpresa dentro de pouco tempo o homem já estava batendo à porta de sua residência.
Sua mulher e filha não se encontravam em casa e o Dr. Hopkins ficou só, à mercê daquele estranho personagem.  

O tal homem trajava camisa branca, terno preto, sapatos e gravatas da mesma cor, luvas cinzas e um chapéu. Durante a conversa, fatos inusitados aconteceram. O homem de preto tirou seu chapéu mostrando uma careca de cor cadavérica, além de algumas vezes passar a mão pelos lábios e as luvas saírem manchadas e algo vermelho parecido com batom.

O Homem de Preto, ou "MIB" como muitos os chamam, o ordenou a apagar todas as gravações que havia feito com as testemunhas sob hipnose. O mais estranho da história ocorreu quando o MIB pegou uma moeda numa das mesas da casa e a desmaterializou nas mãos, perante os assustados olhos do Dr. Hopkins. Completou ainda com a ameaça de que, se não parasse com as pesquisas ufológicas, o mesmo aconteceria com seu coração.

Profundamente aterrorizado, consta que o Dr. Hopkins obedeceu tudo, exatamente como foi ordenado e apagou todas as fitas que continham os depoimentos das testemunhas sob hipnose e se afastou do caso de estava pesquisando.

O mais estranho foi que a filha e a mulher do Dr. Hopkins confirmaram ainda marcas de passagem de carro na estrada próxima e uma série de distúrbios telefônicos que começaram a ocorrer logo depois da visita do MIB.


O CASO AZTEC:
Ainda na década de 1950, o pesquisador Frank Scully publicou um livro chamado Behind the Fliyng Saucer. Neste livro ele narra todo o Caso Aztec, onde uma nave extraterrestre teria caído na cidade de Aztec, Novo México, em 25 de março de 1948. O que ocorreu depois da publicação desse livro ainda deixa muita gente de cabelo em pé. Foi deflagrada pelo governo uma campanha contra a credibilidade da história e até contra a dos pesquisadores envolvidos que, além de Scully, incluía o geofísico Silas Newton e o cientista Leo Arnold Gebauer.


A USAF e a CIA desenvolveram uma manobra de desinformação e acobertamento tão grande que simplesmente acabaram com a vida dos três pesquisadores. Eles foram processados e desmoralizados publicamente e suas vidas acadêmicas manchadas para sempre, mas o pior de tudo ainda estava por vir.

Consta que Nicholas Von Poppen havia sido contratado para tirar fotografias do UFO caído e dos tripulantes mortos. Aceitando o segredo que o impuseram sobre o assunto, Poppen ficou calado durante vários anos, até que um dia resolveu contar tudo para seu amigo George C. Tyler.

Enquanto estava no hospital, pessoas que pareciam agentes do governo (vestidos de terno preto e gravata) foram até sua casa e realizaram uma busca em todos os seus papeis e documentos.

Tyler morreu no hospital sem nunca ter recobrado a consciência e levando consigo a identidade do culpado pela sua morte. Vom Poppen não teve sorte melhor. Conta-se que os vizinhos escutaram barulhos de briga vindo de sua casa e mais tarde o encontraram desmaiado no chão do apartamento. No hospital, pessoas com identificações falsas entraram em seu escritório e levaram vários envelopes grandes, onde, supostamente, Poppen guardava as fotos do UFO de Aztec. Ele também morreu pouco depois de chegar ao hospital.





Um documento interessante, foi o chamado relatório Krill, disseminado no final da década de 80. De autoria de um suposto Dr. O.H. Krill e entitulado "Um relatório a respeito de nossa aquisição de tecnologia avançada e de nossa interação com a cultura alienígena", o relatório Krill faz extensas considerações sobre os M.I.B., incluindo descrições de relatos e sua ligação com uma civilização extraterrestre em Sírius.

Outro autor proeminente no assunto foi Timothy Green Beckley. Seus livros sobre os M.I.B. talvez não sejam as fontes mais confiáveis de informações, mas, de qualquer forma, ele oferece um relato mais detalhado de alguns incidentes e sugere que estes seres estariam ativos há séculos.
Por exemplo, ele cita a "misteriosa" origem do Selo dos Estados Unidos, que teria sido entregue a Thomas Jefferson, em uma noite em que este andava por seu jardim, por um homem vestindo uma capa preta. Beckley também é o autor de uma foto que seria a única existente de um M.I.B., flagrado em frente à casa de um editor de uma revista ufológica.




Apesar de todas as fraudes existentes sobre este assunto, devemos lembrar que existem muitos níveis de segurança acima do presidente do EUA, e ele não precisaria saber sobre esses programas. O governo norte-americano possui muitos segredos e provavelmente tão grandes e impressionantes quanto os relatos de extraterrestres.
Não seria de se espantar que a possibilidade de os avistamentos serem bem maiores e próximos do que a sociedade imagina dada a suposta coação exercida pelos Homens de Preto. Enfim, o mistério dos MIBs não acaba aqui e, na verdade, ele apenas começa mais uma vez, dando voltas  e mais voltas sobre si mesmo, mostrando-nos que a verdade é perigosa e se encontra muito mais longe do possamos imaginar.



  

Henrique Guilherme
Escritor e estudioso. 
Curioso a cerca dos grandes mistérios das antigas civilizações

10 comentários:

  1. Os atuais filmes: "Homens de Preto" (MIB) foram elaborados de forma humorística, para descredenciar os verdadeiros Homens de Preto.
    De modos que qualquer um que ouvir falar em Homens de Preto, logo dirão: - Eu vi os filmes, que palhaçada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EXATO!
      Uma vez vi um vídeo de conspiração no qual o cara dizia:

      Como fazer as pessoas não acreditarem em algo? Não escondendo, mas mostrando na mídia e ridicularizando.

      Excluir
    2. onde posso procurar esse video no youtube?

      Excluir
    3. Cara só pra constar, o MIB é baseado numa estoria em quadrinhos de mesmo nome da editora americana Dark Horse...

      Excluir
  2. Valeu ler o post...
    Grata.

    ResponderExcluir
  3. http://youtu.be/Gz_xxnjT_9E- RECEBI A CARTA DO CARA QUE FEZ O VIDEO- Chequei com gente séria e parece que é bem por aí!

    ResponderExcluir
  4. Esses homens citados no texto acima me lembraram também "os observadores" no seriado Fringe.

    ResponderExcluir
  5. Quando li a matéria só me lembrei dos observadores do seriado FRINGE

    ResponderExcluir
  6. pelo visto ate excluiram o video

    ResponderExcluir
  7. Velho, É muito comodo levantar suspeitas sobre esse tipo de coisa, ainda mais em favor de um tema onde segundo o presidente de um ong de ufologia que vi no Jô Soares a alguns anos, 99% das provas de aparições e supostas aparições extraterrestres no mundo são falsas e 1% estão sob investigação
    Então, devagar com o andor que o santo é de barro!!!

    ResponderExcluir

Os editores do blog Ab Origine têm profundo amor e respeito pelo livre pensamento e liberdade de expressão, porém respeitamos ainda mais o leitor que busca um ambiente de respeito às opiniões.

Por isso optamos por moderar os comentários, que serão excluídos nas seguintes condições:

• Piadinhas e infantilidades
• Palavrões e ofensas
• Desinformação

Todos os outros comentários serão publicados, independente da opinião do leitor.