segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Os Sons e a Sinfonia do Infinito


"A música é a revelação superior a toda sabedoria e filosofia."
(Ludwig van Beethoven)


Uma das principais portas da percepção humana sem dúvida são os sentidos. Sentidos estes que nos perrmitem descobrir e perceber o mundo que esta a nossa volta. No entanto, mesmo se nos dar conta, eles acabam por vezes nos levando a vivenciar coisas que estão muito além da nossa compreensão.

Podemos afirmar que possuímos ao todo cinco sentidos (para alguns cientistas seriam seis, com a intuição), e todos são de extrema importância, porem dentre eles temos um bastante essencial a evolução e sobrevivência: a audição, este é o sentido pelo qual percebemos o som.

Som é uma palavra originada do latim "sonitus" (que é o particípio passado do verbo "sonare", "soar, fazer som"). Alguns encaram como uma simples vibração, mas outros veem como a fonte criadora de tudo e edificadora de toda a matéria. Vejamos alguns destes mistérios por trás das frequências e do som.



- As cordas


Vemos aqui, uma das poucas ocasiões onde até mesmo a ciência parece entrar em sintonia com a religião. De acordo com as mais antigas crenças religiosas do mundo, Deus teria criado o mundo por meio da palavra. Quer se consulte os Vedas sânscritos ou a Bíblia, é sempre o som que é considerado o coração de toda existência. “No início foi o Verbo”, e só depois foi proclamado “Faça-se a Luz” O som precedeu a tudo o que vemos. 

A palavra em si é uma vibração sonora, vibração esta que passou a ser aceita como parte principal da formação da matéria, assim como vemos no estudo físico da Teoria das Cordas.

Para quem não sabe, a teoria da relatividade e a mecânica quântica foram as duas mais importantes teorias produzidas no século passado, só que havia um problema: a incompatibilidade entre ambas. A teoria da relatividade explicava tudo o que era maior que um átomo, e por sua vez, a mecânica quântica tentava explicar o misterioso mundo interior das partículas subatômicas.



Tudo dava certo até ser necessário combinar as duas teorias para explicar por exemplo a singularidade da energia infinita presente no interior de um buraco negro, neste momento ficava claro que os pesquisadores simplesmente não conseguiam combiná-las.

A Teoria das Cordas é uma tentativa de unificar a Teoria da Relatividade com a Mecânica Quântica, além das 4 forças fundamentais.  É a mais complexa teoria já desenvolvida, e envolve cálculos matemáticos que para a maioria das pessoas são totalmente incompreensíveis. Já passou por várias reformulações e provavelmente passará por novas no futuro. É vista pelos físicos como a principal teoria que possa explicar o universo inteiro, até em seu nível mais fundamental, desde o surgimento do Big Bang até o possível final do universo.

No século passado, os cientistas descobriram que um átomo não é indivisível, pois é composto por partículas muito pequenas denominadas elétrons, prótons e nêutrons (as outras dimensões ocultas fazem parte desse nível subatômico). Mas a Teoria das Cordas afirma que essas partículas subatômicas ainda podem ser divididas, e que se o fizéssemos, enxergaríamos pequenos filamentos, denominados cordas. O universo inteiro seria formado por pequenas cordas, que conforme seu comprimento e vibração, criam e definem a característica de uma partícula subatômica, explicando porque há uma diversidade tão grande de partículas no universo.

Ou seja, a própria estrutura da matéria dependeria unicamente do som e das vibrações.


- O som alterando a matéria

A vibração não é somente percebida por nossa audição, mas também pelo nosso tato, pela visão, e por outros sentidos podendo ir muito alem do que imaginamos. No entanto, descobertas recentes sugerem que o som é algo além de meros sinais vibratórios...

Um exemplo simples de que o som pode modificar a matéria esta no efeito conhecido como placa de Chladni. Este efeito foi descoberto no século XVII quando o físico Ernst Chladni, pôs farinha sobre uma placa de metal e utilizou um arco de violino para produzir assim uma determinada frequência, fazendo surgir sobre a placa de metal uma forma geométrica, que se modificava de acordo com a vibração.





Swami Murugesu demonstra, em “A Ciência do Mantra”, que quando certas palavras são entoadas em sânscrito, a chama de uma vela muda sua intensidade e cor.

Em suas próprias palavras: “Certos sons podem nos afetar. Qualquer mudança que essas vibrações causem, se estende à mente de uma pessoa e também à atmosfera circundante, causando calor ou frio.”


Em outro experimento, monges tibetanos foram gravados cantando o OM. Isso foi depois tocado através de um prato ressonante, com cristais em cima. Em poucos segundos, a areia começou a vibrar, e formou um padrão chamado de Sri Yantra, que é considerado na crença hindu, como o padrão da Criação do universo.
  
Stan Tenen, da Fundação Meru, demonstra outra correlação entre som e forma, observando as letras do alfabeto hebreu, cujas formas correspondem à forma de sua onda sonora quando os sons das mesmas letras são analisados. Correlativo a ele, o cientista Dan Winter reproduziu um experimento para provar que línguas antigas como hebraico e sânscrito, quando faladas, criam uma freqüência vibratória que move a matéria para “padrões geométricos sagrados”



- Geometria no som

Durante o Iluminismo, os pensadores começaram a deduzir as relações entre certos padrões matemáticos e a natureza. Incrivelmente esses padrões de simetria e proporção existiam a milênios, tendo como testemunhas a extraordinária precisão das Pirâmides, do Stonehenge e de vários antigos monumentos.


Pode-se dizer assim, que a escola platônica de filosofia teve uma forte compreensão intuitiva da ideia de que a geometria permeia a estrutura da natureza.

Conhecida literalmente como “a sagrada medida da Terra”, a expressão designa os fundamentos arquetípicos espirituais por trás de obras-primas da arquitetura, chegando suas aplicações à física e à medicina.



Um dos mais importantes destes elementos é a proporção áurea. Esta é uma constante real algébrica denotada pela letra grega Φ(PHI) - não confundir com o número (PI).

Podemos encontrá-lo entre inúmeros exemplos que envolvem a ordem do crescimento. (crescimento da população de abelhas, crescimento da concha do caramujo, crescimento de plantas, tamanho das falanges humanas, etc).

Acompanhado desta geometria recorrente, uma frequência sempre aparece. A frequência de 432Hz.



- Afinação do Universo

O mundo, desde os sumérios, afinou instrumentos baseando-se na nota LA (A) de frequência igual a 432Hz.

Este número por mais incrível que pareça, tem relação com uma infinidade de “ocorrências”. O diâmetro do Sol, a duração do minuto, movimentos e propriedades de corpos celestes (como Saturno, o Sol, a Lua e a própria Terra).

É como se o Universo estivesse afinado à 432Hz!
  
Depois dos anos 30, foram introduzidas modificações neste padrão de frequência. Alguns afirmam que houve a participação do nazismo neste processo, que forçava a utilização da frequência de 440 Hz para promover a desarmonia nos indivíduos.


Na verdade, o tal padrão de 440hz não foi imposto por Goebels e sim pela indústria fonográfica americana, em 1926. Em 36, a American Standard Assotiation (ANSI) recomendou oficialmente o uso dos 440Hz e finalmente, a International Organization for Standardtization (ISO), em 55, aceitou este padrão. Inicialmente a meta era que os órgãos de todas as igrejas soassem da mesma forma em todo lugar, entretanto a padronização da música tornou-se mais ampla.
   
O vídeo a seguir mostra como as notas musicais afinadas por 432 Hz apresentam figuras mais nítidas do que as afinadas por 440, o que indica que o primeiro caso está mais afinado (em ressonância) com estas frequências naturais. Em algumas notas esta diferença é muito evidente e mostra o quão distante a afinação por 440 Hz está deste padrão natural:




Há quem diga que em função disto, a música em 432 Hz estaria mais sintonizada com nossas frequências naturais e portanto sua audição resultaria em maior harmonia interna. Os puristas dizem que a 432Hz a música é mais “quente” e “acalma” mais.

A diferença é muito sutil, contudo existe alguma verdade matemática, que chama a atenção.



- O DNA humano

Nos anos 90, três cientistas premiados com o Nobel de medicina realizaram pesquisa avançada que revelou que a função primária do DNA não é a síntese protéica, como se acreditou largamente no século passado, mas sim a recepção e transmissão de energia eletromagnética. Menos de 3% das funções do DNA envolvem fabricação de proteínas; mais de 90% de suas funções estão nos campos da bioacústica e da sinalização bioelétrica.

O conhecimento redescoberto da ciência do som mostra que o som é algo além de meros sinais vibratórios O som não só interage com a vida como também a mantém e desenvolve. Ele age como um condutor da intenção consciente.



- Conhecimento antigo


Notem que o som carrega uma vibração, esta que por sua vez pode gerar alguma forma geométrica ou modificar a matéria. Aparentemente as antigas civilizações tinham esse conhecimento nos seus antigos.

Note que em alguns rituais de invocação, enraizados em antigas tradições, existem símbolos geométricos desenhados no chão, onde que possivelmente surgiria um espírito ou uma entidade...

Segmentos do pentagrama estão na proporção áurea

O simbolo representaria na verdade a vibração de tal ser, e a forma que seria gerado o simbolo seria produzida pela vibração obtida ao ser mencionado seu nome, ou a sonoridade que ele carrega, já que grande parte dos sons não podem ser reproduzidos por nossas cordas vocais. É Impossível definir a linha que divide o natural do sobrenatural, pois mesmo a teoria das cordas cita a existência de mais 11 universos paralelos. Seriam estas vibrações feitas por meio de invocações ou símbolos geométricos capazes de interligar um universo a outro?



- I-Doser



O som pode, não somente, gerar ou modificar a matéria, mas também nossas emoções, quem nunca sentiu-se estimulado por uma música, ou ficou irritado com algum barulho ensurdecedor? Ou então, quem já teve a felicidade de por meio dos famosos mantras, ou orações obter a capacidade de modificar seu estado físico e até mesmo curar alguma enfermidade ou male.

Recentemente temos o exemplo do programa virtual I-doser, que promete gerar efeitos alucinógenos em quem se submeter a alguns de seus sons, já existem até relatos de pessoas que passaram mal após se submeterem a alguns destes sons.

O software foi lançado no dia 25 de novembro de 2005 por Nick Ashton, e não é nada mais nada menos do que um programa de computador que produz “doses” de ondas sonoras, que procura interferir nas ondas cerebrais do usuário, simulando o efeito de várias drogas reais em seres humanos. Foi desenvolvido através de uma técnica conhecida como ondas binaurais, que emite sons que alteram a freqüência do cérebro.

Existem doses estimulantes, calmantes e alucinógenos (como Maconha, Cocaína, Heroína). Você pode baixar o Software gratuitamente (http://www.i-doser.com/), mas para baixar as doses você deve pagar para o site. No entanto, muitos usuários conseguem fazer o download gratuitamente em sites de busca e programas de compartilhamento.

Neurologistas afirmam que não há possibilidades de dependência com o I-doser, porém que deve ser usado com cautela: existe um alerta sobre a possibilidade de que, com o tempo, as drogas digitais possam provocar disfunções cerebrais.


Eis então o efeito de algumas famosas doses do I-Doser:


Death (Morte) = Duração: 30 minutos

Relatos de experiências pós-dose:

"Eu comecei a escutar a dose.. meu corpo entorpeceu, e parecia que eu estava sendo puxada, e minha cama afundando.. não foi uma coisa.. muito.. legal..[...]"

"Mas quando começou aquele barulho que vem no final eu larguei o fone e sai correndo e gritando pra sala de jantar, to tremendo até agora. minha mãe perguntando porque eu estava gritando e eu fiquei tremendo, não conseguia nem falar. Cara não to exagerando [...]"




Hand of God (Mão de Deus) = Duração; 30 minutos

Relatos de experiências pós-dose:

"Vi uma mão batendo no meu peito , nesse mesmo tempo parece que minha alma saiu do meu corpo e foi pra baixo , e depois fico subindo muito mas muito devagar , só chego no meu corpo quando terminei de ouvir o barulho. No entanto eu pensei que nada tinha acontecido de verdade,mais quando me levantei e abrir meus olhos ,parece que veio na minha cabeça , que tudo aquilo realmente aconteceu [...]"

"No primeiro minuto, senti vontade de chorar, minutos depois, comecei a sentir frio, muito frio,e eu comecei a sentir o coração bater forte muito forte, o barulho de pássaros voando, cachorros latindo. E depois que tirei o fone de ouvido, me senti tonta, triste , com vontade de chorar, e solitária."



Gate of Hades (Portão do Inferno) = Duração; 30 minutos

Relatos de experiências pós-dose:

"Até os 20 minutos eu sentia medo até de um chinelo !”

“Agora estou morrendo de medo de tudo , não sei o que isto faz mais to com medo mesmo , e agora to escutando o chiadinho!”

"Nem consegui ouvir até o final, pq quando deu aquele som infernal joguei os fones longe e tomei um susto.. “



A força oculto do som é exatamente o que tanto os cientistas quanto os metafísicos estão pesquisando atualmente. Descobrindo o real potencial do som, e principalmente da ressonância, para transformar o mundo em torno de nós.
Penetrar nas vibrações do som sob esses padrões é uma chave para dar forma ao nosso mundo exterior. Uma vez feito isso, poderemos formar de novo o mundo, a partir de dentro.



  
Henrique Guilherme
Escritor e estudioso.
Curioso a cerca dos grandes mistérios das antigas civilizações



4 comentários:

  1. Pelo que li do artigo,não vejo muita utilidade em um programa de computador que causa mal estar nas pessoas que o escutam.Se não há vantagem alguma para nós,pelo menos terapeutica,a utilidade desse tipo de software é bem questionável.No mais,o artigo é bem interessante.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você nao entendeu cara! O i-doser tem "efeitos" (sons) que causam bem estar na pessoa...Eu nunca usei, mas sei que os caras tem um catalogo enorme, com centenas de efeitos...

      Excluir
  2. Muito interessante... também tem pessoas que usam a música para estimular o crescimento de plantas.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, parabéns! Fazia tempos que eu não encontrava essa qualidade em um blog, além de extremamente informativo, ótimo assunto, abre as portas para uma maior compreensão.. Paz!

    ResponderExcluir

Os editores do blog Ab Origine têm profundo amor e respeito pelo livre pensamento e liberdade de expressão, porém respeitamos ainda mais o leitor que busca um ambiente de respeito às opiniões.

Por isso optamos por moderar os comentários, que serão excluídos nas seguintes condições:

• Piadinhas e infantilidades
• Palavrões e ofensas
• Desinformação

Todos os outros comentários serão publicados, independente da opinião do leitor.