quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O Estranho Vórtex do Oregon e a 'Casa do Mistério'


Localizado no sul do estado do Oregon, na cidade de Golden Hill, esta área circular é famosa por apresentar fenômenos únicos. A área esférica compreende cerca de ¾ de acre. Os índios americanos chamam este local de "O Chão Proibido" e evitam a área, bem como pássaros, cavalos e outras vidas selvagens. O local possui um silêncio sepulcral.


Por mais estranho que pareça, neste local é comum ocorrência como bolas que rolam para cima, locais onde as pessoas ficam menores, ausência de animais e bússolas que ficam malucas.


- O que é um Vórtex?

Um vórtex é um escoamento giratório onde as linhas de corrente apresentam um padrão circular ou espiral. São movimentos espirais ao redor de um centro de rotação. Ou seja, é essencialmente, um redemoinho de força. 

Eles são encontrados nos mais diversos locais da natureza, como correntes de marés, quando se mexe uma xícara de café, uma ilha no meio do oceano, furacões, tornados ou efeitos de ponta de asa.




O Vórtex do Oregon é um dos mais famosos do mundo. Lugares pouco comuns, estes tipos de localidades são áreas conhecidas pela alta concentração de energia, originados pelo espiritual, magnético ou desconhecido. Muitos acreditam que eles sejam alguma forma de portais, ou uma espécie de estrutura que pode existir para conectar partes do espaço e do tempo que não sejam conectadas.

Nestes locais, comumente anormalidades gravitacionais acontecem. Luzes curvas, animais assustados, espécies de plantas mutadas e sensações estranhas são outros sintomas associados a tais vórtices.

- A Casa do Mistério


Apesar das ocorrências inexplicáveis , em 1890, a empresa Grey Eagle Mining Co., construiu um escritório de teste de pureza do ouro no local. Quando ele foi erguido, era um prédio normal, plano e nivelado.



Em 1910, durante uma temporada de chuvas fortes, o local foi carregado montanha abaixo. Ele parou ao lado de uma árvore, com uma inclinação de 25º, criando uma sensação de desorientação e de intranquilidade crescente. Ainda hoje este é o local onde a casa está.

A Mystery House (A Casa do Mistério) foi aberta ao público em 1930, como uma atração turística, com guias explicando as condições incomuns à medida que os grupos escoltados pela área.


- Fenômenos da Casa

A casa está inclinada 25º, sendo portanto difícil se manter em pé. Um dos estranhos fenômenos que ocorrem dentro da casa é o fato de vassouras que ficarem em pé sem estarem encostadas em nada. É demonstrado também bolas de ping-pong que ao invés de descer por um duto, sobem, desafiando as leis da gravidade.

Outro fato estranho é que as luzes das câmeras tendem a escurecer no interior da área, sem nenhuma explicação aparente.
 
As Bússolas ficam loucas no local. Além do que os pêndulos usados desenvolvem padrões totalmente erráticos e aleatórios no terreno.

Os efeitos estranhos são mais fortes durante a lua cheia e muitas pessoas ficam nauseadas com e tonturas ao visitar o vórtice.



- O Fenômeno da mudança do tamanho

Um dos efeitos mais notáveis do Vortex é um local onde as pessoas simplesmente mudam de tamanho! É bem incrível mesmo, pois as pessoas ficam uma de frente para a outra e você vê a altura, então elas trocam de lugar e a altura muda!



O fenômeno é mostrado da seguinte forma: a guia segura uma vara em direção ao norte, demonstrando que ela possui a mesma altura. Quando a vara é levada para a plataforma, ela parece ser maior. Os pólos são de tamanho idênticos, embora o sul parece muito mais alto. Em seguida o guia pede que duas pessoas pisem na plataforma, ficando uma em frente da outra por algum momento, então pede para que mudem de lugar. Quando eles se movimentam na direção um do outro, passam e continuam para os polos opostos, eles parecem crescer ou diminuir em altura, dependendo de que caminho estejam indo (norte ou sul).


Usando uma câmera você pode provar que não é ilusão. Fique em pé em um dos pólos, tire uma foto de alguém no outro pólo. Então troque de lugares e tire uma Segunda foto da mesma distância. Depois de revelar as fotos, coloque as fotos lado a lado e meça as alturas e ombros de ambas. Na foto tirada no pólo sul, a pessoa irá parecer mais alta e ampla nos ombros. Se isto fosse uma ilusão óptica e não uma mudança física, não haveria mudança na fotografia.

Assista ao vídeo abaixo para entender:


Até o momento ninguém conseguiu explicar este fenômeno....


- Análises e explicações

O cientista escocês John Lister visitou o Vortex do Oregon em 1913. Depois de fazer mais de 14.000 experimentos, Lister concluiu que o Vortex age como uma lente refratária gigante, curvando a luz em movimentos verticais ou circular. Ele achava que o efeito visual era uma ilusão ótica.


O próprio Albert Einstein desenvolveu uma teoria sobre o Vortex. Ele achava que o fenômeno era mais que apenas ótica, que era algo que nós poderíamos também sentir. Porque na verdade o Vortex expande e contrai várias vezes ao dia, Einstein achava que a estrutura molecular de uma pessoa também expandia e contraia quando se entravam na área, mantendo as proporções como antes.




Nenhuma das teorias explica todos os estranhos fenômenos, tais como por que alguém dentro do Vortex se sente impelido a inclinar-se até 7 graus para o norte, ao invés de andar em linha reta.
  


- Investigação da equipe Fact or Faked

Fact or Faked é uma série que é exibida no canal Syfy. O objetivo da série é reproduzir fenômenos estranhos capturados em vídeos e para isto eles contam com um time de 6 especialistas nas mais diversas áreas. 


A equipe investigou os fenômenos que ocorrem no Vortex e na Casa dos Mistérios. Os seguintes resultados foram apresentados pela equipe:


- É verdade que cavalos não entram no Vortex?
Sim! A equipe montou em cavalos e andou pela região, mas quando chegaram nos limites do Vortex, os cavalos simplesmente pararam e deram meia volta!


- As vassouras ficam em pé?
Segundo os testes, sim ela realmente ficam em pé.


A bola que anda para cima no duto?
Ilusão de ótica. Como a casa está inclinada, parece que o duto está para cima, mas na verdade ele está para baixo.


- É real a mudança de tamanho das pessoas?
Comprovado! A equipe descobriu que no local existe um desnível de 2º, mas ele não é suficiente, pois a diferença é de 16º.
Jael De Pardo, membro da equipe disse que quando ela participou da experiência de mudança de tamanho, sentiu uma pressão sobre seus ombros e cabeça que não podia explicar, como se algo invisível estivesse pressionando-a.


- Bussolas ficam desorientadas?
Sim. Durante os testes as bussolas ficaram loucas.


- O pendulo gira corretamente?
Não. Instalaram um pendulo gigante e o padrão desenvolvido foi estranho e errático. A equipe sugeriu haver imãs embaixo da terra, mas não foi permitido para cavá-la, por ser uma área de reserva natural.


Aqueles que quiserem conhecer o local, basta ir para os Estados Unidos, no endereço abaixo:

4303 Sardine Creek Left Fork Road
Gold Hill, Oregon 97525-9732

Telefone +1 (541) 855-1543
mystery@oregonvortex.com


Horário das visitas:
Nos meses de Março, Abril, Maio, Setembro e Outubro: das 9:00 as 14:00 horas

Nos meses de Junho, Julho e Agosto: das 9:00 as 17:00 horas



Muitas afirmam que o local é de natureza paranormal genuína e se encontra na intersecção de Linhas Ley, no limite de campos geomagnéticos, sendo uma anomalia gravitacional real.  


Parece que, de vez em quando nos deparamos com algo que simplesmente não pode ser explicado e o mundo acaba mostrando a nós um vislumbre do estranho, onde o improvável e os fatos físicos comuns e cotidianos são invertidos.




Henrique Guilherme

Escritor e estudioso.
Curioso a cerca dos grandes mistérios das antigas civilizações

6 comentários:

  1. ME DESPERTOU UMA CURIOSIDADE IMENSA,AGORA QUERO IR A ESSE LOCAL.

    ResponderExcluir
  2. Fake. Isso tudo é feito pra gerar ilusão de ótica. Se alguém provar que na Terra algum fenômeno transgride as leis da física, ela tem direito a um prêmio nobel tal qual Heisenberg quando provou a mecânica quântica que não respeitava os padrões da mecânica newtoniana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é ótica porque os animais não vão lá

      Excluir
    2. o lugar é localizado em um campo geomagnetico, isso explica os fenomenos gravitacionais, pois pode sim mexer com as massas corporais, os animais devem sentir essa frequência emitida, por isso não chegam até la

      Excluir
  3. No canal da Disney,passa uma mini serie "Grafity falls",fala sobre esse lugar,onde dois irmaos gêmeos passam o verão com seu tio avô,nesse local "Grafity Falls-Oregon",se passam varias anomalias...E tem algumas pesquisas que dizem,que este lugar é real,que estes dois irmão existem,que a história é totalmente real, animais não andam perto e etc...Algumas coisa são ilusao de óptica,e maioria sao reais.

    ResponderExcluir

Os editores do blog Ab Origine têm profundo amor e respeito pelo livre pensamento e liberdade de expressão, porém respeitamos ainda mais o leitor que busca um ambiente de respeito às opiniões.

Por isso optamos por moderar os comentários, que serão excluídos nas seguintes condições:

• Piadinhas e infantilidades
• Palavrões e ofensas
• Desinformação

Todos os outros comentários serão publicados, independente da opinião do leitor.