domingo, 27 de abril de 2014

A Consciência Global Humana e a Noosfera

Outras vezes abordado aqui em nosso blog, o conceito da Consciência sempre causou um certa dificuldade em sua compreensão, tal como um igual fascínio, dado sua grande abstração e abrangência em nosso universo. Em si, a consciência é considerada pela ciência como uma qualidade da mente, abrangendo qualificações tais como subjetividade, autoconsciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente. 

Outras vertentes, no entanto consideram a consciência uma estrutura de energia construída pelo simples fato da existência. Como um campo universal de consciência interagindo com as estruturas elétricas do cérebro mais evoluído dos seres vivos até os núcleos mais elementares em nível quântico. Todo o movimento perpétuo dos elementos constituiriam portanto isso que chamamos de consciência. 

Naturalmente a ideia é tomada como controversa pelos meio acadêmicos convencionais. Mas e se houvesse provas empíricas que comprovassem tal interação, ou mesmo sugerissem que existe mais do que se imagina? Foi assim que nasceu o Projeto de Consciência Global.

Mas antes de abordamos o tal projeto, precisamos entender alguns conceitos e teorias filosóficas.


- A Noofera


A Noosfera pode ser vista como a "esfera do pensamento humano", sendo uma definição derivada da palavra grega νους (nous, "mente") em um sentido semelhante à atmosfera e biosfera. Seria a terceira etapa no desenvolvimento da Terra, depois da geosfera (matéria inanimada) e da biosfera (vida biológica).

O Conceito da Noosfera do filósofo francês Teilhard de Chardin, afirma que assim como há a atmosfera, existe também o mundo das idéias, formado por produtos culturais, pelo espírito, linguagens, teorias e conhecimentos. Seguindo esse pensamento, alimentamos a Noosfera quando pensamos e nos comunicamos. 

Segundo Teilhard, a transição da biosfera de uma ordem inconsciente de instinto para a ordem superconsciente de telepatia é somente questão de tempo, sendo tal evolução a um pressuposto "Cérebro Galáctico" um processo estritamente regulado no qual a transição da consciência instintiva para a consciência telepática contínua. O processo é inevitável e representa a derradeira crise no desenvolvimento da biosfera.


Podemos observar indícios da noosfera pelo crescente aumento de pessoas tendo a mesma idéia praticamente ao mesmo tempo, mesmo estando isoladas.



- A Consciência Coletiva

É primordial evidenciar que o conceito de Consciência Coletiva não é recente, tendo sido abordado pelo sociólogo francês Émile Durkheim (considerado o “pai da sociologia”) em 1893. Segundo ele essa consciência seria um conjunto cultural de ideias morais e normas.

A teoria sociológica de Durkheim demonstra que os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular. Embora todos possuam sua "consciência individual", seu modo próprio de se comportar e interpretar a vida, podem-se notar, no interior de qualquer grupo ou sociedade, formas padronizadas de conduta e pensamento. Essa constatação foi o que Durkheim chamou de consciência coletiva.


Essa consciência, constituída por formas coletivas de agir e pensar, se manifesta como uma realidade externa às pessoas, sendo praticamente dotado de vida própria.


- O Projeto de Consciência Global

Por volta dos anos 1980, Roger Nelson, um psicólogo com PhD por Princeton, desenvolveu algumas experiências com um aparelho chamado Gerador de Números Aleatórios (REGs–Random Event Generators).

Os REGs geram uma sequência de bits de informação. Fazem amostragens de ruído electrónico com origens a nível quântico, e convertem-no numa sequência totalmente imprevisível de 1´s e 0´s. Em cada um dos locais de recolha de informação, existe um computador com um software que lê os dados gerados pelo REG, guardando-os na memória do computador, e em intervalos de 5 minutos envia esses dados através da Internet para serem arquivados num servidor em Princeton.

Esse conjunto de REG e software é chamado” EGG”. Em cada segundo, cada REG produz uma sequência que é composta por 200 bits, essencialmente equivalente a atirar 200 moedas ao ar e contar as caras. 
O interessante é que através da análise destes dados aleatórios, aparentemente as linhas que mostravam o desvio dos dados, evidenciando uma possível tendência. Por observação, Nelson concluiu que quando alguém se concentra no aparelho há uma flutuação anormal das probabilidades: são sorteados muitos 0s seguidos ou muitos 1s.  


Os resultados obtidos permitiram que o Projeto de Consciência Global fosse criado - uma rede de geradores de números aleatórios, com mais de 100 cientistas e engenheiros, espalhados por 340 laboratórios em todo o mundo. O projeto conta com equipamentos em mais de 50 locais, do Alaska a Fiji, em todos os continentes e em quase todos os fusos horários, estudando a sutil influência da consciência humana no mundo físico. 


A hipótese testada pelo experimento é pretensiosa: a existência de uma consciência coletiva capaz de alterar as leituras dos aparelhos. Até aqui, o experimento tem captado um desvio das probabilidades diante de eventos de impacto global. Foi assim nas eleições norte-americanas de 2008, competições esportivas (como a Copa do Mundo de Futebol), prémios internacionais (Oscar, Grammy), morte da Princesa Diana e outros.
O fluxo continuo de dados gerado por estes instrumentos tende a divergir do esperado quando 'eventos globais' de grande relevo, estimulam a coerência de pensamentos e emoções em uma grande quantidade de pessoas.

Além disso, o GCP identificou "anomalias" horas antes dos ataques de 11 de Setembro, o que parece implicar em uma premonição subconsciente de massa!


Veja aqui uma matéria do jornal CBS2 News, falando sobre o Projeto Consciência Global: 


- Projeto Web Bot


O The Web Bot Project, criado em 1997, foi projetado inicialmente para procurar na internet informações que pudessem dar previsões do mercado de ações. O programa vasculha a internet em busca de palavras em sites com muitos textos, grupos de discussão e sites de tradução, filtra e faz previsões.

Segundo o Web Bot Project, as redes bots não apenas são capazes de anunciar movimentos futuros da bolsa, mas também acontecimentos de outro tipo. Em julho de 2001, o Web Bot Project informou que um fato ocorreria nos Estados Unidos, modificando os rumos da política mundial. Em 11 de setembro do mesmo ano, grupos terroristas derrubaram as Torres Gêmeas de Nova York e atacaram o Pentágono em Washington.

O interessante é que o programa atribui valores numéricos para quantificadores emocionais. O léxico também é dinâmico e muda de acordo com mudanças na tensão emocional, e como os seres humanos se comunicam essas mudanças através da Internet, criando uma espécie de leitor do consciente coletivo.
Outros sucesso alegados ao programa são o terremoto no Oceano Índico de 2004 e o furacão Katrina e sua devastação. 


Estas empolgantes evidências nos apontam para uma forma totalmente nova de entender e definir nossas ligações uns com os outros, assim como todo o universo invisível que a todos nós permeia. Os resultados assinalam para um novo horizonte de ideias, trazendo à tona teorias e fundamentos antes considerados absurdos. Juntos, os crentes e até mesmo os mais céticos percebem que o mundo físico e o nosso mundo mental de informação e consciência, estão ligados de formas que ainda não compreendemos e não podemos negligenciar.
De uma forma poética, poderíamos definir a Consciência como talvez sendo a egregora que une todas as partes ao Todo. 




Henrique Guilherme
Escritor e estudioso.
Curioso a cerca dos grandes mistérios das antigas civilizações

4 comentários:

  1. Gostei bastante do tema, só achei que a matéria poderia ser mais aprofundada, ficou muito pouco abordada!!
    Existe um anime muito legal sobre consciência coletiva, Serial Experiments Lain. É um tema de dar um nó na cabeça!

    ResponderExcluir
  2. e tem também aquele lance do centésimo macaco, não? acho que tem um pouco a ver... http://galileu.globo.com/edic/91/conhecimento1.htm

    ResponderExcluir
  3. oi voces estão demorando demais para fazer novas postagens.eu gosto muito sobre esses assuntos alienigenas.

    ResponderExcluir
  4. Como foi dito, sobre " a capacidade de perceber a relação entre si e o ambiente", considerando que os fatos sociais tem existência própria e independe daquilo que pensa e faz o individuo, observo que se a relação do ambiente é capaz de interferir na evolução de percepção do individuo, que dela ficará refén, portanto não haverá "evolução nesse sentido, salvo se este individuo for praticante de umas técnica que desenvolva esse qualificativo ("monge do tibet"), de forma espontânea, aí então haverá uma interação entre essas forças à beneficio do individuo e do coletivo, numa rede, mutuamente se alimentando, sê houver um grande numero deles na mesma pratica,

    ResponderExcluir

Os editores do blog Ab Origine têm profundo amor e respeito pelo livre pensamento e liberdade de expressão, porém respeitamos ainda mais o leitor que busca um ambiente de respeito às opiniões.

Por isso optamos por moderar os comentários, que serão excluídos nas seguintes condições:

• Piadinhas e infantilidades
• Palavrões e ofensas
• Desinformação

Todos os outros comentários serão publicados, independente da opinião do leitor.