terça-feira, 16 de outubro de 2012

O Intrigante Vale da Morte, na Sibéria


No noroeste da Yakutia, na Sibéria, na bacia do rio Viliuy superior, há uma área de difícil alcance, que tem as marcas de um cataclismo enorme que se abateu no local acerca de 800 anos atrás. Esse desastre derrubou a cobertura florestal quase toda da floresta e fragmentos de pedras foi espalhada ao longo de centenas de quilômetros quadrados. 

Distribuídos em toda esta área encontram-se objetos de metal misteriosos, localizados no subsolo do permafrost (tipo de solo encontrado na região do Ártico, constituído por terra, gelo e rochas permanentemente congelados). Na superfície, sua presença é revelada apenas por manchas de vegetação estranha. O antigo nome desta área é Uliuiu Cherkechekh, que se traduz como "Vale da Morte".




- A região:

A área em questão pode ser descrita como uma massa sólida de pântanos, alternando com quase intransitáveis ​​taigas, cobrindo mais de 100.000 quilômetros quadrados. Alguns rumores bastante curiosos tornaram-se ligados à área sobre objetos metálicos de origem desconhecida, localizados em toda a sua extensão.

A fim de lançar luz sobre as ocorrências do local, vários pesquisadores iniciaram uma pesquisa sobre esses rumores. Assim, fez-se necessário adentrar a história antiga desta região a descobrir as suas crenças e lendas. Alguns elementos locais foram combinados, e de forma surpreendente o conteúdo das lendas antigas indicava que estavam se referindo a coisas bastante específicas.



- As lendas:

Nos tempos antigos, o Vale da Morte foi parte de uma rota nômade, usada ​​pelo povo Evenk, de Bodaibo para Annybar e para a costa do Mar Laptev. 
Um mercador chamado Savvinov negociava há algum tempo nesta rota, porém ao perceber que os habitantes gradualmente estavam abandonando esse local, acabou por desistir do negócio. Consequentemente, o comerciante idoso e sua neta Zinam decidiram-se mudar para Siuldiukar. Durante a jornada, em uma clareira entre dois rios (conhecido como Kheldyu ou a "casa de ferro" na língua local), o velho levou-a a uma passagem em forma de arco. Esta era ligeiramente achatada e avermelhada. Descendo, havia uma escada em espiral, terminando em um grande número de câmaras de metal, onde passaram a noite. O avô havia que mesmo nas piores geadas a temperatura mantinha-se quente como o verão, nestas câmaras.



Alguns homens, entre os caçadores locais, por vezes dormiam nestas câmaras. No entanto logo começaram a ficar gravemente doentes. Inclusive, um dentre aqueles que haviam passado várias noites neste local, morreu.



O Yakut disse que o lugar era "muito ruim, pantanoso, e as bestas não vão lá". A localização de todas essas construções era conhecida apenas para os idosos que tinham sido caçadores em sua juventude e muitas vezes tinham visitado esses locais.Eles viveram uma vida nômade e seu conhecimento a respeito das peculiaridades da área era grande. Saber onde se podia ir, e onde se não podia, era uma questão de necessidade vital para eles. Entretanto, com o passar das gerações, seus descendentes adotaram um modo de vida sedentário e este conhecimento foi perdido.
Atualmente, as únicas coisas que apontam para a existência dessas construções são nomes de lugares antigos que sobreviveram e todo tipo de rumores e lendas.



- Procurando os caldeirões:


Em 1936, ao lado do rio Olguidakh ("lugar com um caldeirão"), um geólogo dirigido por nativos idosos chegou a um hemisfério de metal liso, de cor avermelhada, projetando-se do chão, com bordas tão afiadas que podiam cortar vidro, segundo o geólogo.

Suas paredes eram cerca de dois centímetros de espessura sendo que um quinto de seu diâmetro estava fora da terra. Ele ficou inclinado sobre de modo que foi possível subir sobre usando uma rena. O geólogo enviou uma descrição da mesma para Yakutsk, o centro regional. Em 1979, uma expedição arqueológica de Yakutsk tentou encontrar o hemisfério que ele havia descoberto.
Os membros da equipe tinham com eles um guia que tinha visto a estrutura várias vezes em sua juventude. No entanto, o guia afirmou que a área foi muito alterada e não foi possível encontrar nada. 

Em 1853, R. Maak, um explorador da região, escreveu:

"Em suntar [a resolução Yakut] Foi-me dito que no curso superior do Viliuy há um fluxo chamado Algy timirbit (que se traduz como "o grande caldeirão afundou") que flui para o Viliuy. Perto de seu banco na floresta há é um caldeirão gigantesco feito de cobre. Seu tamanho é desconhecido como somente a borda é visível acima do solo, mas várias árvores crescem dentro dela ...”



A mesma coisa foi gravada por ND Arkhipov, pesquisador em culturas antigas de Yakutia:

"Entre a população da bacia Viliuy existe uma lenda de tempos antigos sobre a existência, no curso superior deste rio de caldeirões de bronze ou olguis. Esta lenda merece atenção como às áreas que são a suposta localização dos caldeirões míticos contêm vários rios com o nome Olguidakh ."


E aqui estão alguns trechos de uma carta escrita em 1996 por outra pessoa que visitou o Vale da Morte. Mikhail Koretsky, de Vladivostok, escreveu:

"Eu estive lá três vezes. A primeira vez fui em 1933, quando eu tinha dez anos, eu viajava com meu pai quando ele foi lá para ganhar algum dinheiro. Então, em 1937, sem meu pai. E a última vez foi em 1947, como parte de um grupo de jovens.”

“O ‘Vale da Morte’ se estende ao longo de um afluente, do lado direito do rio Viliuy. Na verdade, é uma cadeia de vales ao longo das terras próximas a região de inundação. Todas as três vezes que eu estava lá, estava com um guia, um Yakut.. “Nós íamos lá porque na parte de trás do vale você pode procurar por ouro, sem a ameaça de que, no final da temporada você ser roubado ou receber uma bala na parte de trás de sua cabeça.”

“Quanto aos objetos misteriosos, há provavelmente um monte deles lá. Em três temporadas, vi sete dos caldeirões. Seu tamanho era totalmente desconcertante: entre seis e nove metros de diâmetro.”

"Em segundo lugar, elas eram feitas de algum metal estranho. Todo mundo diz que foram feitos de cobre, mas tenho certeza que não é de cobre. Mesmo acertando-o um cinzel afiado, você não vai marcar o 'caldeirões' (nós tentamos mais de uma vez). O metal não quebra e não pode ser martelado. Em cobre, um martelo com certeza teria deixado marcas. Este "cobre" é revestido com uma camada de um material desconhecido, parecido com esmeril. Ainda não é uma camada de oxidação e não pode ser quebrado ou riscado, também.”

"Percebi que a vegetação em torno dos" caldeirões "é anômala. Totalmente diferente do que está crescendo na floresta. É mais opulenta... Grande de folhas, galhos muito longos ;. ervas estranhas, duas vezes a altura de um homem. Em um dos 'caldeirões', todo nosso grupo (seis pessoas) passaram a noite Nós não sentimos nada de ruim, e passamos a noite sem qualquer tipo de ocorrências desagradáveis. Ninguém ficou doente. Só que três meses depois, um dos meus amigos perdeu todo o seu cabelo. E no lado esquerdo da minha cabeça (o lado que eu dormia), três pequenos pontos doloridos apareceram. Tentei me livrar deles durante toda a minha vida, mas eles sempre retornam.”

“Nenhum de nossos esforços foi suficiente para quebrar nem mesmo um pequeno pedaço do estranho caldeirão foi bem-sucedida A única coisa que conseguimos levar para longe era uma pedra Nem um pouco comum, no entanto:”.. Ele tinha metade de uma esfera perfeita, seis centímetros de diâmetro. Foi na cor preta e aparentava ter sido trabalhada, mas foi muito suave, como se polida. “Eu a peguei do chão, próximo a um daqueles caldeirões.”

"Eu levei a minha lembrança de Yakutia comigo para a aldeia de Samarka (a soviética do Extremo Oriente), onde meus pais estavam vivos em 1933. Eu estava deitado, até que minha avó decidiu construir uma casa. Precisávamos colocar vidros nas janelas e não havia cortador de vidro em toda a aldeia. Tentei marcar com a borda da metade de uma esfera de pedra, e ele cortou com facilidade incrível. Depois da minha descoberta, a pedra foi muitas vezes usada como um diamante por todos os nossos parentes e amigos. Em 1937 ,eu dei a pedra para meu avô, mas no outono, ele foi preso e levado para Magadan, onde foi julgado e depois morreu. Agora não se sabe onde minha pedra está ...”


Em sua carta, Koretsky salienta que, em 1933, seu guia Yakut disse-lhe que:
“... Cinco ou dez anos antes, ele havia descoberto vários caldeirões esféricos (eles eram absolutamente redondos), que se projetavam a uma grande altura (maior do que um homem) fora da terra.”



-O poder dos caldeirões:

Alguns homens de idade disseram que no lugar chamado Tong Duurai flui uma corrente chamada Ottoamokh ("buracos no chão") e que em torno dele existem aberturas incrivelmente profundas conhecida como "a abismos de rir". Esse mesmo nome também aparece em lendas que afirmam que esta é a morada de um gigante de fogo que destrói tudo à sua volta.
Aproximadamente a cada seis ou sete séculos, uma "bola de fogo" monstruosa emerge do local e voa em várias direções e (a julgar pelas crônicas e lendas de outros povos) explode diretamente acima de sua saída, (resultando a área de centenas de quilômetros, ao redor, reduzida a um deserto queimado, com pedras despedaçadas).

Lendas Yakut contêm muitas referências a explosões, vendavais de fogo e esferas em chamas subindo para o ar. E todos os fenômenos são de uma forma ou de outra associada a construções metálicas misteriosas, encontradas no Vale da Morte. 
Alguns caldeirões aparentemente afundaram quase completamente no permafrost, com apenas uma protuberância pouco perceptível restante na superfície. Testemunhas também descrevem uma "casa de metal sonoro". Estes objetos espalhados pela área, seriam supostamente tampas metálicas hemisféricas que cobrem algo desconhecido.





- Fogo e fumaça:

Estes caldeirões seriam também a fonte para os turbilhões de fogo, que a partir das descrições, com um som muito semelhante aos de atuais explosões atômicas.
Segundo relatos, cerca de um século antes de cada explosão ou série de explosões, uma esfera voadora surgiu a partir do "orifício de ferro" e, sem causar grandes danos, disparou para cima na forma de uma fina coluna de fogo. No topo desta, uma bola de fogo muito grande apareceu. Acompanhado por quatro trovões em sucessão, ele subiu a uma altura ainda maior e voou, deixando para trás um "rastro de fumaça e fogo" por muito tempo. Em seguida, um bombardeio de suas explosões soou à distância ...


Na década de 1950, os militares soviéticos voltaram-se para esta área (evidentemente devido à população escassa excepcionalmente em sua periferia norte), e realizaram uma série de testes atômicos lá. Uma das explosões produziu um grande mistério, e especialistas estrangeiros ainda especulam sobre isso.
Como a estação de rádio alemã Deutsche Welle informou que em setembro de 1991, quando um dispositivo nuclear de 10 kilotons estava sendo testada em 1954, por razões desconhecidas o tamanho da explosão ultrapassou os cálculos por um fator de 2.000 a 3.000, chegando a 20-30 megatons , como foi registrado por laboratórios sísmicos em todo o mundo.
A causa de tal discrepância significativa na força da explosão ainda não está clara. A agência de notícias TASS colocou um anúncio de que uma bomba de hidrogênio compacto tinha sido testada em condições de explosão aérea, mas depois soube que isso era incorreto.


-Coincidências?

Ao todo, em intervalos de aproximadamente 600-700 anos, várias explosões, ou melhor, todo um complexo de eventos, é relatado.
Todas essas ocorrências foram cuidadosamente registradas em poesias épicas, tradições orais e lendas locais. É um fato curioso que lendas semelhantes surgiram em toda zona equatorial do planeta, onde as explosões ou "bolas de fogo gigante", sempre apareceram de repente no céu, destruindo vários centros de civilizações antigas.

Surpreendentemente, as explosões são descritas em lendas Tungus muito mais vividamente do que em outras fontes. A julgar pelos relatos, eles foram muitas vezes piores do que a mais moderna das armas nucleares.

Se tomarmos 1380 como a nossa data de início e voltar para o passado, podemos traçar alguns momentos. Em 830, por exemplo, a cultura dos maias que habitaram a Península de Yucatán no México foi destruída. Muitas de suas cidades foram reduzidas a ruínas por uma explosão de força monstruosa.


Algumas passagens da Bíblia são semelhantes às lendas Yakut. Por exemplo, a descrição das pragas do Egito e o desaparecimento de Sodoma e Gomorra. Em um dos oásis da Península Arábica, uma antiga cidade foi destruída e literalmente reduzida a cinzas. Segundo a lenda, isso aconteceu quando uma enorme bola de fogo que apareceu no céu explodiu.




Em Mohenjo-daro no subcontinente indiano, os arqueólogos descobriram uma cidade devastada! As marcas da catástrofe (pedras derretidas e vitrificadas) apontam para uma explosão comparável com uma bomba nuclear. 

Eventos similares também são descritos nas crônicas chinesas do século 14. Eles dizem que, muito ao norte, uma nuvem negra subiu acima do horizonte e cobriu metade do céu, espalhando fragmentos grandes de pedra e fogo.




 É importante perceber que, no Vale da Morte, um aumento na radiação de fundo é observado em determinados intervalos de tempo e até o presente momento os especialistas não conseguem explicar esse fenômeno.
O que será que acontece neste local? Será que um sistema de defesa alienígena está enterrado em nosso planeta? Seriam vestígios de alguma arma usada na antiguidade, criada para suprir uma necessidade de destruição inimaginável a nós humanos? Seriam vestígios de alguma matriz energética há muito tempo esquecida ou até mesmo uma anomalia geológica? Infelizmente, a verdade está longe de ser descoberta, porém um fato é inegável: existe algo enterrado naquele local! Algo antigo. Algo poderoso. Algo desconhecido...






Henrique Guilherme
Escritor e estudioso. 
Curioso a cerca dos grandes mistérios das antigas civilizações

9 comentários:

  1. Assisti um "Arquivos Extraterrestres" sobre isso. Matéria excelente!

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo, inclusive passou sobre esse Vale da Morte no The History, na série Alienigenas do passado.
    Adorei!!

    ResponderExcluir
  3. Vinicius Souza Chaves19 de outubro de 2012 às 15:55

    Também vi sobre esta matéria no canal History, inclusive houve até a opinião de nada mais do Eric von Daniken ( Eram os deuses astronautas ). Tunguska e este lugar tem muito em comum.

    ResponderExcluir
  4. O sistema de defesa nao e extraterrestre, foi contruido pelos reptilianos...

    ResponderExcluir
  5. alienigenas do passado, lugares malditos, assistam

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post! Muito interessante.

    Ps: Sempre tem um fanático nos comentários pra vir com essa história besta de grays e reptilianos. ¬¬´

    ResponderExcluir
  7. Aparentemente é uma região muito pouco explorada pelos meios oficiais, mas é uma região muito conheçida dos ufólogos e alguns pesquisadores possuem opniões como uma região misteriosa de anomalias e efeitos geológicos desconheçidos...

    ResponderExcluir
  8. mais oq deu nao mostraram desenterando e nen nada do tipo ?

    ResponderExcluir
  9. PARA QUEM QUISER VER IMAGENS DE SATÉLITE DO LUGAR, FIQUEI PASSEANDO ALI VENDO LAGOS, RIOS, VERDE......PENA NÃO PODER VER IMAGENS AO VIVO :(

    GOOGLE MAPS (CLICAR EM SATÉLITE) APÓS COLOCAR A LOCALIZAÇÃO QUE ESTÁ POSTADA AI EM CIMA! ;)

    Federação Russa, Krai de Krasnoiarsk, Lake Cheko, Siberia

    ResponderExcluir

Os editores do blog Ab Origine têm profundo amor e respeito pelo livre pensamento e liberdade de expressão, porém respeitamos ainda mais o leitor que busca um ambiente de respeito às opiniões.

Por isso optamos por moderar os comentários, que serão excluídos nas seguintes condições:

• Piadinhas e infantilidades
• Palavrões e ofensas
• Desinformação

Todos os outros comentários serão publicados, independente da opinião do leitor.