segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Bloop – O Som Misterioso Vindo Das Profundezas Do Oceano

Espectrograma do Bloop

The Bloop Sound é o nome dado a um misterioso som capturado várias vezes em 1997, por uma equipe de pesquisadores da NOAA (U.S. National Oceanic and Atmospheric Administration - Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, dos Estados Unidos.), em uma área remota do Oceano Pacífico. O programa era usado para procurar submarinos soviéticos.

Ninguém, até agora, sabe a origem desse misterioso som. Ele já foi estudado de todas as formas, velocidades, e maneiras possíveis, e nada foi concluído.
Antes de continuarmos... Vamos ouvir o Bloop!De todas as maneiras que a NOAA mexeu pra tentar decifrar:




Requer Quick Time Player para ouvir, mas você também pode baixar e ouvir em seu computador, basta usar o botão direito do mouse e fazer o download do link, é em .wav.


Bloop Original, sem redução ou aceleração, apenas com filtragem de som (Aviso: O Som é de baixa frequência, não é muito fácil de se ouvir, recomenda-se som alto e/ou fones de ouvidos... Prestem bastante atenção!

O mar é um mundo inexplorado, cheio de mistérios que fascinam pessoas de todos os tipos. Várias estórias são contadas sobre monstros que vivem nas profundezas dos mares; criaturas aterrorizantes que mergulham em nossos sonhos, nos fazendo tremer de pavor. Seres como o  Leviatã, as Sereias, e o famoso Kraken, amedrontam marinheiros e enchem nossa imaginação de medo. Mas eles só existem na fantasia...certo?
Durante o verão de 1997, foi detectado várias vezes pelo U.S. National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), um som subaquático extremamente poderoso à uma frequência ultra-baixa. O som, apelidado de Bloop, foi detectado em um ponto remoto no sudoeste do Oceano Pacífico, e segundo os relatórios da NOAA, aumentou rapidamente na frequência durante cerca de um minuto e sua amplitude foi suficiente para ser ouvida em vários sensores a uma distância de mais de 5.000 km.
O NOAA descartou qualquer som conhecido pelo homem, como de um submarino ou uma bomba, ou sons geológicos, como vulcões e terremotos. O perfil de áudio da Bloop se assemelha ao de uma criatura viva, o que aumenta ainda mais o mistério, pois foi várias vezes mais alto que o som mais alto do mundo animal, o da baleia-azul, que chega à 188 decibéis.
Criptozoologistas têm especulado que a Bloop poderia ter vindo de um monstro marinho com um tamanho colossal, várias vezes maior do que a maior criatura viva conhecida. Outros sugeriram que ela poderia ter sido provocada por bolhas enormes provenientes de reações químicas no fundo do mar ou algo a ver com a interação das poderosas correntes oceânicas. Porém, é preciso lembrar que o perfil de som representou uma criatura viva.
Outro fato muito curioso, é que a Bloop foi localizada ao sul do Oceano Pacífico, que é o local da cidade perdida de R'lyeh, da obra “Great Old One Cthulhu”, de HP Lovecraft, que abrigava criaturas cósmicas, que teriam vindo à Terra antes desta abrigar a vida. No final a única coisa que nós ainda temos são estórias. A Bloop vai continuar sendo mais um mistério enterrado no oceano, junto com nossos pesadelos.








Henrique Guilherme
Escritor e estudioso
Curioso a cerca dos grandes mistérios das antigas civilizações

6 comentários:

  1. muito interessante, o Homem já conseguiu pesquisar a milhares de km pelo espaço, entretanto no nosso próprio planeta nada superior a 11km de profundidade, as grandes fossas marinhas, bem como sobre buracos sob terra firme, são verdadeiros mistérios, intrigantes e nos parecem tão pertos e ao mesmo tempo tão distantes para elucidar algumas questoes...

    ResponderExcluir
  2. Isso não me parece algo extraordinário,considerando as proporções dos nossos oceanos,com certeza há criaturas magníficas que o homem jamais viu.Sabemos que há montanhas submersas do tamanho do pico Everest nas profundezas dos nossos oceanos!Diante de toda essa imensidão,podemos considerar as profundezas dos oceanos um universo a parte,em baixo dos nossos narizes.

    ResponderExcluir
  3. vi um programa no Animal Planet semana passada, dia 07/07. Falava sobre pesquisas que levavam biologos e oceanólogos a crer que os bloop's eram sons de um animal que se assemelha MUITO à uma sereia. Assistam, está repitindo direto na SKY/Animal Planet.
    O nome do programa é SEREIAS.

    ResponderExcluir
  4. Nesse mesmo documentário a que se refere o amigo acima o ciêntista que participou das pesquisas diz que a menos de duas decadas foram encontradas 2 ou 3 novas especies de baleias,a poquissimo tempo e nós nem tinhamos conhececimento delas,e isso porque falamos de baleias,mamiferos enormes,imagine as critauras menores...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela postagem, como sempre é um excelente artigo. A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo. Gostaria de lembrar também um ótimo agregador de conteúdos que vem se destacando muito, que é o Pop Blogs:
    http://www.popblogs.net

    Divulgue suas postagens gratuitamente todos os dias sem fila de espera, tenha seus links publicados em nosso site, Facebook, Twitter, concorra a prêmios na Promoção Parceria Premiada e aumente muito mais as visitas diárias de seu blog.

    ResponderExcluir
  6. Acho que se pessoas comuns como eu, e outros aqui conseguir apoiar de forma que force as "autoridades" a abrir o jogo, divulgar o que sabe e no minimo sair do caminho dos pesquisadores. acredito que rapidinho é desvendado este mistério.

    ResponderExcluir

Os editores do blog Ab Origine têm profundo amor e respeito pelo livre pensamento e liberdade de expressão, porém respeitamos ainda mais o leitor que busca um ambiente de respeito às opiniões.

Por isso optamos por moderar os comentários, que serão excluídos nas seguintes condições:

• Piadinhas e infantilidades
• Palavrões e ofensas
• Desinformação

Todos os outros comentários serão publicados, independente da opinião do leitor.