segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Bloop – O Som Misterioso Vindo Das Profundezas Do Oceano

Espectrograma do Bloop

The Bloop Sound é o nome dado a um misterioso som capturado várias vezes em 1997, por uma equipe de pesquisadores da NOAA (U.S. National Oceanic and Atmospheric Administration - Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, dos Estados Unidos.), em uma área remota do Oceano Pacífico. O programa era usado para procurar submarinos soviéticos.

Ninguém, até agora, sabe a origem desse misterioso som. Ele já foi estudado de todas as formas, velocidades, e maneiras possíveis, e nada foi concluído.
Antes de continuarmos... Vamos ouvir o Bloop!De todas as maneiras que a NOAA mexeu pra tentar decifrar:




Requer Quick Time Player para ouvir, mas você também pode baixar e ouvir em seu computador, basta usar o botão direito do mouse e fazer o download do link, é em .wav.


Bloop Original, sem redução ou aceleração, apenas com filtragem de som (Aviso: O Som é de baixa frequência, não é muito fácil de se ouvir, recomenda-se som alto e/ou fones de ouvidos... Prestem bastante atenção!

O mar é um mundo inexplorado, cheio de mistérios que fascinam pessoas de todos os tipos. Várias estórias são contadas sobre monstros que vivem nas profundezas dos mares; criaturas aterrorizantes que mergulham em nossos sonhos, nos fazendo tremer de pavor. Seres como o  Leviatã, as Sereias, e o famoso Kraken, amedrontam marinheiros e enchem nossa imaginação de medo. Mas eles só existem na fantasia...certo?
Durante o verão de 1997, foi detectado várias vezes pelo U.S. National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), um som subaquático extremamente poderoso à uma frequência ultra-baixa. O som, apelidado de Bloop, foi detectado em um ponto remoto no sudoeste do Oceano Pacífico, e segundo os relatórios da NOAA, aumentou rapidamente na frequência durante cerca de um minuto e sua amplitude foi suficiente para ser ouvida em vários sensores a uma distância de mais de 5.000 km.
O NOAA descartou qualquer som conhecido pelo homem, como de um submarino ou uma bomba, ou sons geológicos, como vulcões e terremotos. O perfil de áudio da Bloop se assemelha ao de uma criatura viva, o que aumenta ainda mais o mistério, pois foi várias vezes mais alto que o som mais alto do mundo animal, o da baleia-azul, que chega à 188 decibéis.
Criptozoologistas têm especulado que a Bloop poderia ter vindo de um monstro marinho com um tamanho colossal, várias vezes maior do que a maior criatura viva conhecida. Outros sugeriram que ela poderia ter sido provocada por bolhas enormes provenientes de reações químicas no fundo do mar ou algo a ver com a interação das poderosas correntes oceânicas. Porém, é preciso lembrar que o perfil de som representou uma criatura viva.
Outro fato muito curioso, é que a Bloop foi localizada ao sul do Oceano Pacífico, que é o local da cidade perdida de R'lyeh, da obra “Great Old One Cthulhu”, de HP Lovecraft, que abrigava criaturas cósmicas, que teriam vindo à Terra antes desta abrigar a vida. No final a única coisa que nós ainda temos são estórias. A Bloop vai continuar sendo mais um mistério enterrado no oceano, junto com nossos pesadelos.








Henrique Guilherme
Escritor e estudioso
Curioso a cerca dos grandes mistérios das antigas civilizações

5 comentários:

  1. muito interessante, o Homem já conseguiu pesquisar a milhares de km pelo espaço, entretanto no nosso próprio planeta nada superior a 11km de profundidade, as grandes fossas marinhas, bem como sobre buracos sob terra firme, são verdadeiros mistérios, intrigantes e nos parecem tão pertos e ao mesmo tempo tão distantes para elucidar algumas questoes...

    ResponderExcluir
  2. Isso não me parece algo extraordinário,considerando as proporções dos nossos oceanos,com certeza há criaturas magníficas que o homem jamais viu.Sabemos que há montanhas submersas do tamanho do pico Everest nas profundezas dos nossos oceanos!Diante de toda essa imensidão,podemos considerar as profundezas dos oceanos um universo a parte,em baixo dos nossos narizes.

    ResponderExcluir
  3. vi um programa no Animal Planet semana passada, dia 07/07. Falava sobre pesquisas que levavam biologos e oceanólogos a crer que os bloop's eram sons de um animal que se assemelha MUITO à uma sereia. Assistam, está repitindo direto na SKY/Animal Planet.
    O nome do programa é SEREIAS.

    ResponderExcluir
  4. Nesse mesmo documentário a que se refere o amigo acima o ciêntista que participou das pesquisas diz que a menos de duas decadas foram encontradas 2 ou 3 novas especies de baleias,a poquissimo tempo e nós nem tinhamos conhececimento delas,e isso porque falamos de baleias,mamiferos enormes,imagine as critauras menores...

    ResponderExcluir
  5. Acho que se pessoas comuns como eu, e outros aqui conseguir apoiar de forma que force as "autoridades" a abrir o jogo, divulgar o que sabe e no minimo sair do caminho dos pesquisadores. acredito que rapidinho é desvendado este mistério.

    ResponderExcluir

Os editores do blog Ab Origine têm profundo amor e respeito pelo livre pensamento e liberdade de expressão, porém respeitamos ainda mais o leitor que busca um ambiente de respeito às opiniões.

Por isso optamos por moderar os comentários, que serão excluídos nas seguintes condições:

• Piadinhas e infantilidades
• Palavrões e ofensas
• Desinformação

Todos os outros comentários serão publicados, independente da opinião do leitor.