segunda-feira, 23 de abril de 2012

A Mensagem de Arecibo – A Resposta Que Veio Do Céu


O maior rádio telescópio do mundo que fica em Arecibo está situado numa cratera de um vulcão extinto e é a principal ferramenta de procura de vida extraterrestre. É controlado pelo SETI (Search for Extra-Terrestrial Intelligence – em português, Procura de Vida Extra-Terrestre Inteligente). Ora bem, ele está ligado 24 horas por dia, apontado a galáxias como a nossa na esperança de um contacto.
Em 1974, o SETI decidiu enviar uma mensagem através do radiotelescópio, contendo informação sobre nós e sobre o nosso planeta.
Este sinal foi direcionado para o agrupamento globular estelar M 13, que está a aproximadamente 25.000 anos-luz de distância, e possui cerca de 300.000 estrelas na Constelação de Hércules. A mensagem foi transmitida exatamente em 16 de Novembro de 1974, e consistia-se em1679 impulsos de código binário que levaram três minutos para serem transmitidos na frequência de 2380 Mhz.



A mensagem baseava-se em código binário, e o sinal foi enviado de tal modo a que se por acaso houvesse um radiotelescópio como o de Arecibo em qualquer parte da nossa galáxia, conseguiria receber a mensagem em perfeitas condições (20 terawatts de potência).


- 1679 dígitos 
Escolheu-se enviar 1679 dígitos pois esse número é um número semiprimo, isto é, o produto de apenas dois números primos. No caso, 1679 é o produto de 23 e 73. A ideia foi escolher um semiprimo para que um eventual receptor pudesse deduzir que os sinais formam uma matriz bidimensional.


- Codificação
Com o objetivo de entender a mensagem codificada na transmissão, é essencial compreender o código binário. Ele é atualmente muito mais simples que a nossa base 10, o sistema decimal. Onde na base 10 nós contamos de 1 até 9 e depois elevamos 1 em colunas de 10′s e começamos novamente em colunas unitárias, até termos 9 na coluna dos 10′s e começamos novamente com as unidades.
Então temos que carregar 1 dentro das colunas dos 100′s e começar novamente nos 10′s e nas colunas unitárias e assim por diante. No sistema binário cada coluna sobe em potência de 2, ainda que as colunas são unidades, 2′s, 4′s, 8′s, 16′s etc. Porque nós podemos agir em 1′s e 0′s, nós rapidamente movemos acima as colunas – porque assim que excedemos 1 nós corremos na próxima coluna.









Decodificando a mensagem original


- Números  

A mensagem original compreendia diversas “secções”, cada uma representando um particular aspecto da nossa civilização. No topo havia a representação binária do número um até o número dez, mostrando os números oito, nove e dez como duas colunas. Isto mostra a qualquer um que decifrar a mensagem que nós podemos especificar que números grandes demais para serem escritos numa linha podem ser elevados à potência.








- DNA Elementos
A próxima secção contem os valores binários 1, 6, 7, 8 e 15 que indicam os números atómicos dos elementos primários para a constituição  da vida na Terra:  Hidrogénio (H), Carbono (C), Nitrogénio (N), Oxigénio (O) e Fósforo (P).










- Nucleotídeos
A seção maior das três colunas, representa as fórmulas para os açúcares e bases para os nucleotídeos do DNA.














- Dupla Hélice
Abaixo disto, havia a representação gráfica da nossa “dupla hélice” do DNA ao lado de uma “barra vertical” que indica o número dos nucleotídeos no DNA.














- Humanos
Diretamente abaixo da dupla hélice do DNA está uma pequena representação de nós, humanos, com um corpo e dois braços e duas pernas (como um homem esticado). Na direita está um valor binário da população da terra. Isto pode ser calculado como 4,29 bilhões, que era a população mundial aproximada nos idos de 1974.
No lado esquerdo da forma humanóide existe um número binário correspondente à altura do ser humano. Pelo fato de não podermos usar “medidas humanas” (como pés e polegadas) a altura é representada em “unidades de comprimento de onda”.
Como mencionado antes, a atual mensagem foi transmitida em 2.380 MHz. Para converte-la no seu comprimento de onda nós dividimos por 300, para obter um comprimento de onda em metros.
300 / 2380 = 0,12605042 m = 12, 6 cm. Esta é nossa “unidade de comprimento de onda” Do código para a altura de um humano, nós podemos ver que o valor é 1110 em binário, ou 14 em decimal. Se multiplicarmos 14 pela nossa unidade de comprimento de onda (12,6) nós obtemos 176,4 cm, ou aproximadamente 1,76 m que é a altura média dos humanos.













- Planetas     
Na próxima secção está a representação simplificada do nosso Sistema Solar — onde nós vivemos Ele mostra o Sol e nove planetas, numa representação aproximada de tamanhos. Deixando representado que o terceiro planeta — a Terra - é significativo em relação aos outros.









 - Radiotelescópio  
A última seção indica a origem da mensagem por si própria.O rádio telescópio de Arecibo, que é a estrutura curvada. Abaixo disto, nas ultimas duas linhas da mensagem, outro número binário. Desta vez é 100101111110 (cortado em duas linhas no centro) e igualado a 2430 em decimal.
Novamente, usando nossa universal “unidade de comprimento de onda” nós obtemos: 2430 x 12,6 cm = 30.618 cm (306,18 m) ou aproximadamente 1.000 pés, que é o diâmetro do prato da antena de Arecibo.














A Resposta...

Em 21 de agosto de 2001 (26 anos e 8 meses depois), foram encontrados dois círculos nas plantações (crop circles em inglês) perto do radiotelescópio de Chilbolton, Hampshire, UK. Geralmente esses desenhos nas plantações são atribuídos aos artistas de círculos (circlemakers em inglês), que usam apenas tábuas para pisar nas plantas. Apesar das controvérsias, um desses círculos lembrava muito a mensagem enviada em 1974, porém, havia algumas particularidades no mesmo. O documentárioThrive aponta esse crop circle como um dos “reais” e explica a comparação os dois códigos.


 Em resumo, a resposta dada significa:
- A base da nossa matemática permaneceu a mesma;
- Os elementos primários para a vida foram mudados, mantendo todos os enviados e anexando o silício;
- A composição dos nucleotídeos permaneceu;
- Foi representado um DNA diferente do nosso;
- O número de nucleotídeos tambem é diferenciado do nosso;
- A anatomia enviada mostrava um ser abaixo da estatura humana e com uma grande caixa craniana;
- A população representada era superior à da Terra;
- A localização da suposta raça alienígena fora representada como um conjunto de seis planetas, que orbitavam uma estrela menor que o Sol
- A representação do Radiotelescópio de Arecibo fora trocada por outra muito mais complexa (a forma já fora vista em outro círculo inglês, no mesmo local, em 2000).


  

A mensagem foi enviada tendo em conta que o código binário é universal e fácil de compreender. Daí a demora a receber-mos a resposta (26 anos depois).  Um dos fatos mais intrigantes é que alguns crops circles anteriores e posteriores a resposta parecem um projeto para nós construirmos um comunicador, como o demonstrado na mensagem o qual aparentemente deve ser mais eficiente.



Particularmente é surpreendente o nível de sofisticação da resposta, para simplesmente a descartemos como sendo uma fraude. Além de que, não haviam muitas pessoas conhecedoras dos detalhes matemáticos da mensagem enviada ao espaços 26 anos antes! Quem sabe não tenhamos recebido a tão esperada “mensagem” de outros seres, vindos de outros mundos, e simplesmente não demos o devido valor ou crédito? Realmente um caso muito curioso e empolgante.




Segue um pequeno documentário sobre a mensagem de Arecibo, para melhor visualização e entendimento sob a ótica dos estudiosos. Recomendo a todos! Muito bem elaborado e abordado.




Henrique Guilherme
Escritor e estudioso
Curioso a cerca dos grandes mistérios das antigas civilizações 

10 comentários:

  1. Minha opinião sobre isso...
    Parece que deve haver muitas civilizações pelo universo a fora e nosso planeta é como se fosse uma tribo,presos em uma pequena ilha em relação a eles.É possível que eles já sabiam de nossa existência a muito tempo e deve ter sido uma surpresa ter recebido uma mensagem de uma civilização que,para eles,ainda é muito atrasada.Uma civilização como a nossa,deve ficar como está,sem contato ostensivo até que mostre sinais de evolução necessários para tal.
    É como se estivessem nos educando,indicando o caminho,vaticinando aos poucos...Espero que nossos cientistas tenham o bom senso suficiente de entender a mensagem.

    ResponderExcluir
  2. Pq ETs tem que ter cranios gigantes SEMPRE? e pq os seres humanos sempre são taxados como os menos desenvolvidos ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os humanos são considerados menos desenvolvidos por serem ignorantes a ponto de achar que são a única civilização com vida inteligente no universo.

      Excluir
    2. quando foi que fomos com uma tripulação a outro planeta nois acabamos de sair da carroça 100 anos atraz nem avião tinhamos e vc ja ouvia falar sobre ovinis cranio alongado siguinifica um cerebro maior espero ter ajudado

      Excluir
    3. Basta ver o que fazemos com o nosso planeta, com nossos animais, com os próprios seres humanos já te responde. Crânio grande é que a massa cinzenta deles é maior que a nossa ou seja mais inteligentes.

      Excluir
  3. e nós somos tanto ignorantes que não temos a capacidade de acreditar em uma coisa que nunca vimos,nem nos boatos dos outros,que sempre modifica o original para o jeito dele,e assim toda a história se modifica.eu nunca vi os ETs mas axo que eles devem existir,mas muito longe daqui,e se nós deixássemos a ignorância de lado,poderíamos estar no mínimo aos pés desses seres,mas como vivemos hoje,issoo iria demorar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mesmo que as pessoas dizem/pensam sobre Deus.

      Excluir
  4. Eu particulamente acho uma palhaçada os governos mundias esconderem existencia de tais seres, e esconder a existenciia de contato com esses seres.eu acho q se fosse revelada a existencia desses seres a terra caminharia para uma integração total,não ia mais existir paises e nem fronteiras,todos se uniriamos e agente seriamos denominados terrestres e não mais brasileiro,americano,portugues,alemão e etc...
    Mas eu acho q os poderosos e os governantes não querem isso de jeito nenhum kkk,sera isso msm?

    ASS: C.D.A

    ResponderExcluir
  5. Na minha opiniao acho bastante plausivel haver civilizcoes , muito mais evoluidas que a nossa . milhares ou milhoes de anos ha nossa frente . As guerras a fome as doenças facilmente curaveis pelos paises ditos " desenvolvidos " tudo isso nos torna primitivos aos olhos de civilizacoes muito mais desenvolvidas que a nossa . Imaginem so poder haver energia gratis para toda a humanidade , o que isso não iria mexer com os interesses dos lobys que nos governam . enquanto não houver uma verdadeira mudança nas mentalidades dos nossos lideres não evoluimos , pois isso não interessa a classe que nos domina .

    ResponderExcluir
  6. Respeitável o artigo!
    Mas näo compreendo como este sistema planetário, distante da Terra a aproximadamente 25.000 anos-luz, recebeu a mensagem após 26 anos, haja vista os impulsos eletromagnéticos a ele enviados se deslocarem à velocidade da luz.

    ResponderExcluir

Os editores do blog Ab Origine têm profundo amor e respeito pelo livre pensamento e liberdade de expressão, porém respeitamos ainda mais o leitor que busca um ambiente de respeito às opiniões.

Por isso optamos por moderar os comentários, que serão excluídos nas seguintes condições:

• Piadinhas e infantilidades
• Palavrões e ofensas
• Desinformação

Todos os outros comentários serão publicados, independente da opinião do leitor.